Artigo de estudantes da UFLA é premiado como melhor trabalho apresentado em congresso

A premiação foi entregue a Gabrielen pelo professor da Esalq-USP, Paulo Hercílio Viegas Rodrigues.
A premiação foi entregue a Gabrielen pelo professor da Esalq-USP Paulo Hercílio Viegas Rodrigues.

Dois trabalhos da pós-doutoranda em Fitotecnia da Universidade Federal de Lavras (UFLA) Gabrielen de Maria Gomes Dias – orientada pelo professor Moacir Pasqual, no Laboratório de Cultura de Tecidos Vegetais do Departamento de Agricultura (DAG) – foram selecionados para concorrer à premiação de melhor trabalho do 7° Congresso Brasileiro de Cultura de Tecidos de Plantas e 20° Congresso Brasileiro de Floricultura.

A seleção final ocorreu nesta quinta-feira (10). O trabalho premiado foi “Alterações anatômicas em plantas de Billbergia zebrina cultivadas in vitro em resposta à adição de silicato de cálcio“. Além do certificado de premiação, a estudante ganhou um curso de orquídeas da ProClone em Holambra (SP). “Sinto muito orgulho de trazer essa premiação à UFLA, e espero trazer muitas outras”, comenta Gabrielen.

O trabalho premiado também tem como autores Adalvan Daniel Martins, João Paulo Rodrigues Martins, Lucas Alexandre Batista e Moacir Pasqual. Foi realizado por todos e também fez parte da qualificação do aluno de doutorado Adalvan Daniel Martins.

A estudante Gabrielen fez, ainda, a apresentação do trabalho: “Silício no potencial embriogênico de calos in vitro de maracujazeiro”. As exposições foram realizadas na Escola Superior de Agricultura “Luiz de Queiroz” (Esalq-USP), em Piracicaba (SP), entre 7 e 11 de setembro.

Camila Caetano – jornalista, bolsista/UFLA