Instituições filantrópicas recebem alimentos arrecadados nos shows da UFLA e fortalecem a Rede Solidária

Entidades filantrópicas de Lavras e região participam de cerimônia simbólica de entrega dos alimentos

Os shows realizados na Universidade Federal de Lavras (UFLA), anualmente, agradam a uma multidão de pessoas, em três noites de alegria, boa música e integração. Além de proporcionar alternativas culturais para Lavras e região, um conjunto expressivo de entidades filantrópicas é beneficiada com a doação de toneladas de alimentos, resultado da troca de ingressos e do espírito de solidariedade que toma conta da população.

Como ocorre tradicionalmente, depois da festa, representantes das entidades assistenciais cadastradas participaram nesta terça-feira (8/9) da cerimônia de entrega dos alimentos. Neste ano, 45 entidades receberão 30 mil quilos de alimentos não perecíveis, 2400 pacotes de fraldas infantis e geriátricas e aproximadamente 250 latas de leite em pó.

Durante a cerimônia, o pró-reitor de Assuntos Estudantis e Comunitários, professor João Almir Oliveira destacou o compromisso da UFLA em incentivar a solidariedade como uma ação permanente, dando impulso a um amplo programa social de aproximação entre a Universidade e a comunidade de Lavras e região.

IMG_1355Manoel Leocádio da Silva, um dos servidores responsáveis pelo recebimento e organização dos alimentos, destaca o caráter filantrópico da iniciativa. Ele comenta que a maioria das pessoas compreende o espírito beneficente dos eventos culturais promovidos na UFLA. “Muitas pessoas levam alimentos em quantidade superior ao exigido para a troca dos alimentos, porque querem realmente ajudar o próximo”, considerou, lembrando que para os servidores engajados neste trabalho (incluindo técnicos, professores e estudantes), a arrecadação também representa um momento especial e gratificante.

Solidariedade como ato colaborativo

Rede Solidária reforça a interação entre as entidades

Durante a cerimônia de entrega simbólica dos alimentos, os representantes das entidades beneficiadas reforçaram a importância da Rede Solidária – fórum permanente de interação para ajuda mútua, trocas de experiências e fortalecimento das causas que promovem a união entre elas. Com o apoio da UFLA, a rede foi criada a partir da identificação de similaridades, já que as pessoas que lidam com os desafios diários dessas entidades compartilham as mesmas virtudes: a solidariedade e o amor ao próximo.

Neste ano, foi apresentado às entidades o site que está sendo criado para a Rede Solidária, com o apoio da Universidade. Em breve, o site será lançado com o objetivo de ser mais uma ferramenta de divulgação dos projetos, articulação entre as entidades e para atrair mais voluntários e doações.

Do ponto de vista institucional, João Almir destaca que são diversas as possibilidades de articulação com a UFLA, permitindo ampliar o escopo das ações e o número de beneficiados. As entidades também podem contar com o apoio de técnicos, professores e estudantes, contribuindo para uma formação técnica, ética e cidadã.

entidades-filantropicas