Investimento da UFLA em esportes gera resultados consolidados em relatório da Fume

VÔLEI
A equipe de vôlei da UFLA é um dos times que conquistaram bons resultados na LDU estadual, em abril de 2015.

Os investimentos da Universidade Federal de Lavras (UFLA) na prática esportiva – e o empenho dos atletas – vêm gerando resultados de destaque nos últimos cinco anos. Um relatório emitido pela Federação Universitária Mineira de Esportes (Fume) demonstra a evolução do esporte na instituição. Em 2010, quando a Direção Executiva retomou os investimentos na área devido à grande tradição da Universidade com o desporto, foram alcançadas 22 classificações em competições universitárias. Em 2012 o número subiu para 62, mantendo-se em alto nível até 2015. Esses resultados não incluem aqueles alcançados pela Equipe de Ginástica Aeróbica e pelo Cria Lavras, que também recebem apoio institucional e somam muitas conquistas.

Na fase estadual da Liga do Desporto Universitário (LDU), em 2015, equipes da UFLA das modalidades basquete (masculino), futsal (masculino e feminino), handebol (masculino e feminino) e voleibol (feminino) ocuparam colocações que variaram do primeiro ao segundo lugar. Nos Jogos Universitários Mineiros (Jums), desde 2011 a UFLA se mantém nas posições de campeã ou de vice-campeã geral. Em 2015 foi segundo lugar geral entre todas as  instituições de ensino superior do país. As classificações foram nas modalidades basquete (masculino), futsal (masculino e feminino), handebol (masculino e feminino), vôlei (masculino e feminino), atletismo, judô, natação, tênis de mesa e vôlei de praia.

A conquista mais recente no esporte foi o terceiro lugar no Campeonato Brasileiro Universitário de Rugby 7 (Olímpico), ocorrido de 28 a 30/8 em Goiânia (GO). Apenas duas equipes de instituições mineiras se classificaram para participar desse campeonato: a da UFLA e da Universidade Federal de Uberlândia (UFU).

A coordenação e o desenvolvimento das atividades relacionadas às ações esportivas e de Lazer na UFLA são de responsabilidade da Coordenadoria de Esporte e Lazer, ligada à Pró-reitoria de Assuntos Estudantis e Comunitários (Praec), em parceria com a Liga de Esportes da UFLA (Leufla) e com o Diretório Central dos Estudantes (DCE). De acordo com o pró-reitor de Assuntos Estudantis e Comunitários, professor João Almir Oliveira, neste ano, o orçamento da instituição destinou 250 mil reais para auxílio ao esporte. “É um recurso utilizado para materiais esportivos, auxílios individuais, viagens e outras despesas das equipes, e não inclui os valores das bolsas concedidas mensalmente”, explica.

Atualmente, 73 estudantes de graduação recebem bolsas de monitoria esportiva, como parte do Programa de Incentivo ao Desporto Universitário da UFLA. Eles atuam em programas esportivos da Universidade mediante aprovação técnica e sob a coordenação de um professor. Todos os dias, 130 estudantes são também beneficiados pelo Programa de Auxílio Alimentação para Prática Esportiva, que prevê alimentação gratuita no Restaurante Universitário para alunos que participam de projetos esportivos de competição universitária. Há ainda a Bolsa Atleta, destinada a estudantes que têm grande destaque esportivo (20 atletas recebem essa última bolsa na UFLA).

O objetivo dos incentivos é promover a saúde e o bem-estar da comunidade universitária, por meio da motivação para a prática esportiva. Na Leufla, que trabalha com competições universitárias, os esportes coletivos contemplados são basquete, charanga do leão, cheerleaders, futebol, futebol americano, futsal, handebol, rugby e vôlei de quadra. As modalidades individuais são natação, atletismo, ciclismo, jiu-jitsu, Karatê, skate, taekwondo, tênis, tênis de mesa, xadrez e muay thay. Já o DCE trabalha com esportes de recreação, oferecendo também capoeira, boxe, slackline, skate e escalada.

Acesse o Relatório Fume (jun/2015)

Confira o quadro que consolida dados do relatório da Fume.

Leia as últimas notícias sobre as conquistas das equipes:

Equipes de esportes da UFLA se destacam na LDU mineira (14 de abril de 2015)

Equipe de handebol da UFLA foi destaque no primeiro semestre e se prepara para novas competições (19 de agosto de 2015)