Estação Ciência vai receber estudantes das escolas de Lavras no câmpus da UFLA

Professores de escolas públicas e privadas de Lavras participam de reunião sobre o evento

A Universidade Federal de Lavras (UFLA) está engajada na organização da Estação Ciência, que será realizada na Semana de Ciência, Cultura e Arte, em comemoração aos 107 anos de atuação e consolidação da Instituição.

A Estação Ciência será destinada a estudantes do 6º ao 9º ano do Ensino Fundamental II e do 1º ano do Ensino Médio, de todas as escolas de Lavras, entre os dias 1º e 2 de setembro.

Para dar início à preparação desse evento, foi realizado um encontro com os professores das escolas municipais, estaduais e particulares da cidade. Cerca de 20 professores estiveram presentes.

A professora Patrícia Duarte de Oliveira Paiva, do Departamento de Agricultura da UFLA, apresentou aos professores toda a logística da Estação da Ciência. O público esperado é de dois mil pessoas.

O evento contará com estações de diferentes temáticas: Biodiversidade e ambientes de cavernas; Biodiversidade do solo; No mundo dos insetos; Diversidade cultural; Nutrição e alimentos; Saúde preventiva e endemias; Tecnologia de sementes; Sabores do café; Floricultura e paisagismo; A magia da física; Palavras diversas: Letras, línguas e literaturas; Biologia; Engenharias; Química; e Matemática.

O tempo médio de visitação para cada estação será entre 2h e 2h30, com grupos de 25 alunos, acompanhados de um professor. Os horários serão divididos em três turnos, das 8h às 11h30; 13h30 às 16h30; e 18h30 às 20h. A apresentação do conhecimento será realizada de forma lúdica, interativa e participativa.

Para a professora Patrícia, a Estação Ciência visa à integração da pesquisa e divulgação de conhecimentos, estreitando laços entre os estudantes e professores da UFLA com a comunidade, além de proporcionar aos participantes a oportunidade de entender e valorizar o que é desenvolvido no cotidiano da Universidade.

A professora do Departamento de Ciências Humanas da UFLA Debora Cristina de Carvalho, coordenadora de Programas e Projetos da Pró-Reitoria de Extensão e Cultura, ressaltou a importância desse tipo de evento, por se tratar de uma linha direta entre a geração do conhecimento e o estudante. Ela também lembrou a realização do UFLA de Portas Abertas, realizado em maio deste ano, o qual contou com a visita de aproximadamente 5.000 estudantes do Ensino Médio.

Na ocasião, a chefe de gabinete, professora Ana Carla Marques Pinheiro, também salientou a política da UFLA de trabalhar em prol da comunidade de Lavras e região, contribuindo com eventos que abrem as portas da universidade e facilitam a integração de diferentes segmentos.

Novos encontros serão realizados com os professores das escolas municipais, estaduais e particulares de Lavras, a fim de prestar mais auxílio, receber sugestões e concluir toda a logística da Estação Ciência.

Texto: Camila Caetano – jornalista, bolsista/UFLA