Primeira dissertação do Mestrado Profissional em Ensino de Física é defendida

Joseil apresenta sua monografia

O mestrando Joseil Carvalho Freire foi o primeiro participante do programa Nacional de Mestrado Profissional em Ensino de Física (MNPEF), Polo UFLA, a defender sua dissertação de mestrado. No dia 24, ele defendeu seu projeto, intitulado: “Evolução dos conceitos de mundo: uma proposta de inserção da teoria da relatividade no Ensino Médio”. A defesa ocorreu no Anfiteatro do Departamento de Ciências Exatas (DEX), às 15 horas.

Na cerimônia de abertura, a coordenadora do mestrado no polo UFLA, professora Iraziet da Cunha Charret (DEX), exaltou as novas perspectivas e oportunidades trazidas pelo mestrado para os estudantes de Física e professores. O coordenador do mestrado em âmbito nacional, professor Marco Antonio Moreira (UFRGS), mencionou a grandeza do desafio de lançar um mestrado em diversos polos pelo País, em 2013. “Hoje temos 47 polos e 750 alunos. Precisamos resgatar o ensino da Física na educação básica e o mestrado nacional é uma iniciativa nesse sentido”, disse. Já o pró-reitor de Pós-Graduação da UFLA, professor Alcides Moino Júnior, afirmou que a ocasião é importante por demonstrar um fruto do programa de pós-graduação.

Docentes Iraziet (DEX), Marco Antonio (SBF) e Alcides (PRPG/UFLA).

A monografia apresentada descreveu a experiência de Joseil em apresentar a Teoria da Relatividade Restrita e a Teoria da Relatividade Geral a estudantes dos três anos do ensino médio em uma escola de Boa Esperança (MG). Como a Física Moderna é um tópico que tem influenciado a escolha da carreira, o mestrando optou por apresentar as teorias de Albert Einstein (cientista bastante popular) em aulas que contaram com vários recursos, inclusive o apoio de um livro em quadrinhos sobre a relatividade. Durante a defesa, Joseil ressaltou que considera ser possível modificar positivamente o ensino, trazendo atividades diferenciadas e utilizando linguagens mais acessíveis aos estudantes.

mestrado-fisica-palestra-leo
O prof. Marco Antonio durante sua palestra. Foto: Leonardo Assad.

O mestrando teve a orientação da professora Iraziet, que compôs a banca examinadora com os docentes Antônio Marcelo Martins Maciel (DEX), Amanda Castro Oliveira (DEX) e Marco Antonio Moreira (UFRGS). Antes da defesa, o professor Marco Antonio, coordenador do Mestrado Nacional Profissional em Ensino de Física (MNPEF), fez uma palestra, às 13 horas, sobre o tema “Aprendizagem significativa: uma ilusão perdida em uma cultura de ensino para testagem?”.

Sobre o Mestrado Nacional

O MNPEF é um programa nacional de pós-graduação de caráter profissional, voltado para professores em exercício da educação básica, com ênfase em aspectos de conteúdos na área de Física. É uma iniciativa da Sociedade Brasileira de Física (SBF) com apoio da Capes e tem como objetivo coordenar diferentes ações e capacidades apresentadas por diversas Instituições de Ensino Superior (IES) distribuídas em todas as regiões do País.

O polo da UFLA é coordenado pela professora Iraziet Charret. Também participam outros seis docentes do DEX. O Polo conta com 22 alunos, sendo 12 do primeiro edital (2013) e 10 do segundo (2014). Todos os discentes são professores da rede de educação básica de Minas Gerais vindos de diversas cidades da região de Lavras.