Professor da UFLA recebe prêmio de melhor tese de doutorado da NAFIPS

Daniel FurtadoO professor do Departamento de Engenharia (DEG) da Universidade Federal de Lavras (UFLA), Daniel Furtado Leite, recebeu o prêmio de melhor tese de doutorado da North American Fuzzy Information Processing Society (NAFIPS).

Todos os doutorandos que defenderam tese em universidades das Américas do Norte e do Sul, nos anos de 2012 e 2013, eram elegíveis ao prêmio. O professor Daniel venceu pela tese titulada “Evolving Granular Systems. Ele receberá o certificado da Sociedade em Redmond, Washington, e a premiação em dinheiro em El Paso, Texas. O comitê organizador cedeu uma cópia do certificado conforme a figura abaixo.

Prévia do certificado de premiação fornecida pela organização

Na UFLA, o professor tem trabalhado em tópicos de pesquisa relacionados ao tema da tese e estabelecido parcerias com grupos de pesquisa. “Os métodos propostos na tese têm sido customizados para aplicações como na detecção da doença de Parkinson a partir de fonações sustentadas em um estágio anterior ao que atualmente é possível via diagnóstico clínico”, menciona Daniel.

Além disso, ele explica que os métodos da tese também têm sido empregados no controle de sistemas dinâmicos não-lineares cujas equações diferenciais ou de diferenças são variantes no tempo e/ou são desconhecidas ou incertas; na previsão de séries temporais granulares, como séries meteorológicas e econométricas particulares; e no reconhecimento de padrões espaço-temporais em uma variedade de áreas do conhecimento.

A tese completa está disponível aqui (arquivo PDF).

Trajetória

Daniel Furtado Leite também já havia obtido o prêmio nacional de teses e dissertações em Inteligência Artificial e Computacional, CTDIAC 2014, em São Carlos, São Paulo, em outubro do ano passado.

O professor está ainda concorrendo este ano ao prêmio mundial da principal sociedade de inteligência computacional (The IEEE Computational Intelligence Society). A tese tem indicação de renomados pesquisadores da área como Bernadette Bouchon-Meunier, da Universidade Pierre e Marie Curie, Paris, França; Weldon Lodwick, da Universidade do Colorado em Denver, Estados Unidos; Andrzej Bargiela, da Universidade de Nottingham, Inglaterra; Witold Pedrycz, da Universidade de Alberta, Edmonton, Canadá; e Edwin Lughofer, da Universidade Johannes Kepler, Linz, Áustria.

Daniel realizou seu doutorado na Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP), com orientação do professor Fernando Gomide, e coorientação do professor Pyramo Costa do Instituto Politécnico da Pontifícia Universidade Católica de Minas Gerais (PUC-MG).

Atualmente, na UFLA, ele orienta trabalhos de iniciação científica e de mestrado relacionados à área de estudos da tese premiada junto ao Programa de Pós-Graduação em Engenharia de Sistemas e Automação (PPGESISA).

Texto: Camila Caetano – jornalista, bolsista/UFLA