Professor da UFLA apresenta tecnologia na Bélgica

Luiz LimaO professor Luiz Antônio Lima, do Departamento de Engenharia (DEG), participou, no dia 16 de junho, da Desertland II – Conference on Desertification and Land Degradation, realizada na Bélgica. Na ocasião, ele apresentou uma de suas tecnologias, capaz de medir a velocidade das gotas e a intensidade da chuva.

Essa tecnologia foi gerada a partir de pesquisa para quantificar a energia cinética das gotas de chuva simulada no túnel de vento do Laboratório Internacional de Eremologia da UNESCO. A partir dos dados obtidos pelo doutorando Matheus Colares, do Programa de Pós-Graduação em Recursos Hídricos da UFLA, o conhecimento da energia cinética possibilita descobrir o potencial erosivo da chuva, além do potencial de geração de energia elétrica a partir da chuva (essa alternativa vem sendo avaliada no meio científico através de superfícies piezoelétricas).

O desenvolvimento dessa tecnologia contou com o apoio da Hidrofoco, empresa incubada na Incubadora de empresas de Base Tecnológica da UFLA (Inbatec), que testou os dados e auxiliou nas medições de energia cinética de simuladores de chuva em outro laboratório, na Universidade de Purdue, nos Estados Unidos.

Protótipo da máquina capaz de medir a intensidade da chuva e velocidade das gotas
Protótipo da máquina capaz de medir a intensidade da chuva e velocidade das gotas

De acordo com Luiz Lima, a Hidrofoco irá produzir e comercializar a nova tecnologia: “A expectativa é começar a fornecer o equipamento em um prazo de três meses”.  O perfil do consumidor provável para esse equipamento são pesquisadores e técnicos ligados à climatologia e estudos de erosão de solos.  “Exemplares do equipamento já foram produzidos pelo Laboratório Nacional de Pesquisas de Erosão de Solos dos Estados Unidos”, mencionou o professor.

Atualmente, o cenário da inovação tecnológica enfrenta grandes desafios, sobretudo no sentido de transformar pesquisas em produtos e serviços que agreguem qualidade e valor à vida das pessoas, ainda que indiretamente. Luiz Lima transpõe esta barreira à medida que sua tecnologia passa a ser desenvovolvida e comercializada pela Hidrofoco.

Amanda Castro – jornalista. Assessoria de Inovação e Empreendedorismo da UFLA