Proposta para PPI é apresentada à comunidade acadêmica – sugestões serão recebidas até sexta-feira (10/7)

Comissão apresenta documento que  explicita concepções, políticas e diretrizes básicas da ação pedagógica para a Instituição
Comissão apresenta documento que explicita concepções, políticas e diretrizes básicas da ação pedagógica para a Instituição

Nessa segunda-feira (6/7), membros da comissão designada para a elaboração de uma proposta para o Projeto Pedagógico Institucional (PPI) fez a apresentação do documento em duas sessões públicas, realizadas no Salão dos Conselhos, Prédio da Reitoria.

O documento explicita concepções, políticas e diretrizes básicas da ação pedagógica para a Instituição. A proposta foi construída coletivamente, fruto da ação e intervenção de todos os setores e áreas da UFLA. Após a apresentação do documento e a sistematização das sugestões da comunidade acadêmica,  o processo deverá ser finalizado com a apreciação e aprovação dos conselhos superiores, que representam todas as instâncias deliberativas e colegiadas.

A nova proposta pode ser visualizada neste link e está aberta a sugestões até o dia 10 de julho de 2015, pelo e-mail ppi@reitoria.ufla.br.

Participação e aprimoramento

Para a pró-reitora de Graduação, professora Soraya Alvarenga Botelho, que preside a comissão designada para a elaboração do documento, a participação de todos é importante, já que o PPI estabelece diretrizes e promove a articulação com o Plano de Desenvolvimento Institucional (PDI), com os projetos pedagógicos de cursos, com os conteúdos curriculares e com as ações que sustentam o cumprimento da missão da Universidade.

Na avaliação do professor Ronei Ximenes Martins, o PPI tem uma dimensão conceitual, que exige um processo de reflexão e sensibilização contínuo, e que acaba por modificar a vivência na Universidade.

Durante a apresentação do documento, todos os membros da comissão e os professores envolvidos na temática destacaram a importância do PPI como instrumento teórico-metodológico que define as políticas e diretrizes para a organização pedagógica da UFLA, norteando as ações voltadas para a vivência e consecução da missão e objetivos institucionais.

Trata-se de um plano de referência para a ação educativa da instituição que tem uma dimensão de ideais a serem perseguidas, ao mesmo tempo em que define objetivos e diretrizes tangíveis e aplicáveis ao dia a dia da universidade.

Confira a minuta do novo Projeto Pedagógico Institucional