Artigo produzido no DCC foi premiado como melhor trabalho em evento latino-americano

certificado0-dccO professor do Departamento de Ciência da Computação da Universidade Federal de Lavras (DCC/UFLA) Ricardo Terra e o estudante de Iniciação Científica Arthur Pinto foram premiados com o Best Paper na 2ª edição da Escola Latino-Americana de Engenharia de Software (ELA-ES 2015). O reconhecimento deve-se ao artigo “Processo de Conformidade Arquitetural em Integração Contínua”.

A premiação é concedida àquele considerado o melhor artigo acadêmico submetido ao evento. “É um prêmio que demostra o reconhecimento de uma pesquisa de qualidade”, comenta Ricardo. “Arthur adaptou DCL – uma linguagem de restrição arquitetural que restringe o espectro de dependências de um software – para o contexto de Integração Contínua (CI), de tal forma que o desenvolvedor só poderá integrar o seu código fonte no repositório de versões se o mesmo não contiver nenhuma violação arquitetural, isto é, módulos se comunicando de forma não prescrita na arquitetura planejada”, explica o professor Ricardo.

A 2ª edição da Escola Latino-Americana de Engenharia de Software (ELA-ES 2015) foi realizada de 30 de junho a 3 de julho no Instituto de Informática da Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS). O evento promoveu palestras e minicursos na área de Engenharia de Software, com a participação de conferencistas internacionais.

Confira o artigo completo neste link

Texto: Camila Caetano – jornalista, bolsista/UFLA.