Startup da Inbatec inicia sua estratégia de internacionalização

O sócio Igor Chalfoun apresenta os produtos criados pela empresa
O sócio Igor Chalfoun apresenta os produtos criados pela empresa

A Tbit S/A, startup incubada na Inbatec/UFLA, está participando, desde o dia 15 de junho, do Seminário Anual de Germinação da Associação Internacional de Teste de Sementes (ISTA), em Montevideo (Uruguai). A participação da empresa está sendo o marco de sua inserção no mercado internacional, visto que suas tecnologias estão sendo apresentadas como vanguarda das técnicas futuras para aperfeiçoamento de análises de sementes para o agronegócio. Além disso, foi iniciado o movimento de internacionalização dessas tecnologias, uma vez que empresas da América Latina já demonstraram interesse na adoção de seus equipamentos e processos.

O público do Seminário é formado por especialistas, influenciadores de opinião e empresas da área. O ISTA, órgão máximo de testes mundiais de sementes, tem como principal objetivo padronizar a avaliação de qualidade destas em todo mundo. A associação institui regras internacionais de análises e testes, credencia laboratórios, fornece treinamentos e divulga novas pesquisas e descobertas em tecnologia de sementes.

Este evento é tido como um dos mais importantes para a apresentação de novas tecnologias em análise. Para o encontro de 2015, está ocorrendo um seminário sobre ferramentas moleculares aplicadas à qualidade e saúde da semente, além de workshops sobre sua qualidade e avanços em pesquisas com tetrazólio e determinação de umidade. Está sendo realizado, ainda, um espaço para a apresentação de empresas, no qual a Tbit está marcando presença.

A Tbit

A Tbit é uma empresa de base tecnológica que busca através de seus produtos, revolucionar a maneira de se avaliar a qualidade e os parâmetros de sementes, grãos e plântulas, tudo isso através de um inovador sistema de análise por imagens.

É constituída por uma equipe multidisciplinar de profissionais altamente qualificados, dedicados e apaixonados pelo que fazem. Incubada na Inbatec/UFLA, possui contato direto com as mais recentes novidades do agronegócio nacional tem seu desenvolvimento apoiado por parcerias com empresas e instituições como: Sebrae, Fapemig, CNPq, Microsoft e Intel.

Inbatec

A Inbatec é o órgão responsável pelo processo de incubação de empresas de base tecnológica e pelo desenvolvimento da cultura empreendedora no âmbito da Universidade Federal de Lavras (UFLA). Durante o processo de incubação, as empresas selecionadas são abrigadas e recebem apoio e orientação para se desenvolver. Os empreendimentos de base tecnológica são aqueles cujos produtos, processos ou serviços são gerados a partir de resultados de pesquisas aplicadas, nas quais a tecnologia representa um alto valor agregado.

Vinculada ao Núcleo de Inovação Tecnológica da UFLA (Nintec), a Inbatec apoia empreendimentos relacionados à comunidade universitária: de alunos de graduação e de pós-graduação da UFLA; pesquisadores, docentes e técnicos administrativos; servidores públicos ativos e iniciativos; e empreendedores da iniciativa privada, desde que estejam associados com algum membro da comunidade universitária.

Amanda Castro – jornalista. Assessoria de Inovação e Empreendedorismo da UFLA