Doutoranda da UFLA apresenta trabalho na Universidade de Purdue

Doutoranda PPCS/UFLA Eliete Nazaré Eduardo com o orientador Phillip Ray Owens (Purdue)

Doutoranda do Programa de Pós-Graduação em Ciência do Solo da Universidade Federal de Lavras (PPCS/UFLA), Eliete Nazaré Eduardo, apresentou seu trabalho no seminário “Application of the Soil and Water Assessment Tool (SWAT) to two basins in the Southern Minas Gerais, Brazil”, na Universidade de Purdue – Estados Unidos.

O trabalho é referente aos resultados alcançados em pesquisa desenvolvida em parceria entre a UFLA e a Universidade de Purdue, que consiste no uso do modelo hidrológico Soil and Water Assessment Tool (SWAT) na simulação do escoamento, produção e transporte de sedimentos nas bacias do Rio das Mortes e do Rio Capivari.

“Para estas bacias não se têm trabalhos e há uma carga de sedimentos muito grande que aporta no reservatório da Usina Hidrelétrica do Funil vindo destas. Em função disto, observa-se que esse reservatório tem diminuído dado ao grande aporte de sedimentos”, comenta Eliete Nazaré.

De acordo com a doutoranda, os resultados gerados nest

e estudo poderão ser aplicados para o desenvolvimento sustentável da região que abrange as bacias estudadas, possibilitando o conhecimento da carga de sedimentos gerados e, dessa maneira, contribuir no processo de tomada de decisão relacionado às melhores opções de manejo do solo e à manutenção da qualidade dos recursos naturais.

Na UFLA, a estudante é orientada pelo professor Nilton Curi (DCS/UFLA) e coorientada pelo professor Carlos Rogério de Mello (DEG/UFLA). Na Universidade de Purdue, recebe a orientação do professor Phillip Ray Owens.

Camila Caetano – jornalista, bolsista/UFLA