Professor da Universidade Estadual da Carolina do Norte realizou palestra no DCS

palestra Dean  (10)
Professor Dean Hesterberg, da Universidade Estadual da Carolina do Norte, em palestra na UFLA.

Na manhã dessa quinta-feira (28/5), o Programa de Pós-Graduação em Ciência do Solo da Universidade Federal de Lavras (UFLA) foi contemplado com uma palestra do conceituado professor na área de química do solo, da Universidade Estadual da Carolina do Norte (North Carolina State University), Dean Hesterberg.

A palestra “Phosphorus chemistry: bridging model systems and soils” teve a finalidade de abordar como o fósforo reage no solo, maximizando, em termos de nutrientes, a absorção pelas culturas e minimizando os impactos ambientais. Durante a palestra, Dean Hesterberg apresentou como o problema pode ser abordado fazendo a espectroscopia molecular, para que se possa entender o mecanismo fundamental pelo qual os elementos químicos se ligam aos solos.

A pesquisa de Dean Hesterberg é voltada para o desenvolvimento de princípios básicos químicos do solo e a aplicação deles na palestra Dean  (4)resolução de problemas ambientais e agrícolas. Dean enfatiza a especiação e solubilidade do fosfato em solos em função da potencial redox, além disso, o professor também caracteriza a especiação em fase sólida de metais pesados em solos contaminados usando espectroscopia molecular.

O professor do Departamento de Solos (DCS) da UFLA Leônidas Carrijo Azevedo Melo, efetivado na instituição há cerca de um mês, organizou a palestra de Dean Hesterberg. Leônidas, especialista em análises químicas nas atividades de ensino e pesquisas em fertilidade do solo e áreas correlatas, era professor da Universidade Federal de Viçosa (UFV).palestra Dean  (5)

Para Leônidas os grupos mais ativos com relação à fertilidade de solos são os da UFLA e da UFV, desta forma, a intenção do professor é de estabelecer uma forte interação entre eles.

Dean Hesterberg atua como professor visitante especial na UFV. Com relação a sua passagem pela UFLA, Dean relata ter ficado encantado com o câmpus, devido à estrutura geográfica, com presença de relevos, e muitas formas distintas. Além disso, ele conta que adora os brasileiros, valorizando o fato de serem sempre receptivos, felizes e amigáveis.

Texto: Camila Caetano – jornalista, bolsista/UFLA