Abertas as inscrições para parcerias universitárias entre Brasil e Alemanha

Estão abertas as inscrições para os programas Unibral e Probal, financiados em conjunto pelo Serviço Alemão de Intercâmbio Acadêmico (DAAD) e Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (Capes). As propostas devem ser encaminhadas paralelamente pelo parceiro alemão por meio do portal do DAAD (https://portal.daad.de/irj/portal) até o dia 30 de junho e pelo parceiro brasileiro por meio do portal da Capes, em data a confirmar.

Unibral é um programa com o objetivo de promover projetos de parceria entre instituições alemãs e brasileiras de ensino superior a fim de incentivar o intercâmbio e a cooperação no ensino de graduação. Há também o Unibral II, destinado a projetos que contemplam uma dupla-titulação para os graduandos das instituições parceiras.

Já o Probal é um programa que apoia projetos de pesquisa conjuntos de instituições alemãs e brasileiras. Visa à produção científica, ao aperfeiçoamento de doutorandos, à troca de informações e à aplicação dos resultados da pesquisa, privilegiando o efeito multiplicador. Também conta com o Pprobal II que visa à realização de pesquisa conjunta e à dupla-titulação de doutorandos.

Mais informações:

Unibral – https://goo.gl/jZufES

Unibral II – https://goo.gl/Ly5MF7

Roteiro CAPES: http://capes.gov.br/cooperacao-internacional/alemanha/unibral

Roteiro CAPES: http://capes.gov.br/cooperacao-internacional/alemanha/probral

Outra oportunidade

Programa Epos: Cursos de pós-graduação nas áreas de desenvolvimento sustentável

Estão abertas as inscrições para o programa EPOS (Entwicklungsbezogene Postgraduiertenstudiengänge ou Development-Related Postgraduate Courses) que tem o objetivo de oferecer bolsas de estudo para jovens profissionais procedentes e atuantes em países emergentes que tenham interesse de atuar em diversos cursos de aperfeiçoamento em universidades e centros tecnológicos (Fachhochschulen) alemãs. Os cursos têm conteúdos relacionados às questões do desenvolvimento sustentável e é mantido com recursos do Ministério Federal de Cooperação Econômica e Desenvolvimento alemão/BMZ.

Os interessados devem enviar a documentação diretamente à universidade alemã. Por isso, é necessário consultar o site do curso escolhido, para informar-se em detalhes sobre prazos, procedimentos, documentos exigidos e requisitos.

Mais informações

Confira os prazos de inscrição

Livreto com as descrições dos cursos

Texto: Camila Caetano – jornalista, bolsista Camila Caetano