Ex-aluna da UFLA está entre os três brasileiros aprovados em 2015 para estudar em Universidade na Nasa

bianca-estudante-UFLA-DCC
Ex-aluna do DCC/UFLA, Bianca Alves de Almeida.

Das 80 vagas disponíveis para o programa de estudos na Universidade do Futuro, como é conhecida a Singularity University (SU), três foram ocupadas por jovens brasileiros, entre os quais está a ex-aluna de Ciência da Computação da UFLA, Bianca Alves de Almeida, que concluiu sua graduação em 2008. Bianca partirá para os Estados Unidos no próximo mês para estudar as tecnologias de ponta do Vale do Silício e propor soluções para grandes desafios da humanidade ligados à pobreza, segurança, fome entre outros.

A SU está sediada no Parque de Pesquisa da Nasa, no Vale do Silício, e tem o apoio de líderes e organizações como Google, Genentech, Autodesk, Cisco, Kauffman, Nokia e Planet Capital. O programa será custeado pelo Google, cobrindo despesas do curso de 30 mil dólares, alimentação, material didático, traslados e estadia. Bianca permanecerá em território americano por dez semanas, onde desenvolverá competências para combinar as tecnologias exponenciais e projetar produtos e serviços capazes de responder a grandes desafios globais.

O processo seletivo pelo qual Bianca passou envolveu a produção de um vídeo, análise curricular, análise de cartas de recomendação, entrevista com o diretor do programa e produção de textos sobre empreendedorismo e inovação. Além dela, mais dois brasileiros foram aprovados. A ex-aluna da Universidade Federal de Itajubá (Unifei) Mariana Vasconcelos participará do Programa com Bianca, tendo sido selecionada por outro processo – submeteu projeto a um concurso temático organizado pela Faculdade de Informática e Administração Paulista (Fiap). No caso de Bianca e do outro jovem brasileiro que embarcará rumo ao Vale do Silício, a seleção foi feita diretamente pela SU.

A coordenadora do curso de Ciência da Computação da UFLA, professora Marluce Rodrigues, recebeu com satisfação a notícia sobre a conquista de Bianca. “Eu não a conheci pessoalmente, mas já soube que era uma estudante dedicada. Ficamos muito felizes ao saber do sucesso alcançado por nossos alunos. Ela é um exemplo para quem quer fazer o curso: é a evidência de que, com comprometimento, é possível obter grande destaque na área”, diz.

Bianca relata orgulho por ter estudado na UFLA e acredita que sua formação na graduação teve grande peso em algumas etapas da seleção: “Eu tive um embasamento teórico muito bom na UFLA; além disso, no meu trabalho de conclusão de curso trabalhei como temas relativos à biotecnologia e inteligência artificial, o que pode ter influenciado bastante nas análises que fizeram, já que estão relacionados à proposta do Programa”.

Nas primeiras cinco semanas na Universidade do Futuro, os participantes serão expostos às tecnologias exponenciais desenvolvidas no Vale do Silício e visitarão start ups localizadas na região, famosa por sediar empresas mundialmente conhecidas como Google, Facebook e Linkedin. Nas cinco semanas seguintes, os participantes serão desafiados a desenvolver soluções utilizando estas tecnologias exponenciais com a meta ousada de impactar a vida de 1 bilhão de pessoas em dez anos.