Professor da UFLA é coautor de artigo premiado em conferência internacional de TI

Certificado emitido pelo evento para o artigo

O artigo “Conformidade e Visualização Arquitetural em Linguagens Dinâmicas”, que teve como um dos autores o professor Ricardo Terra (Departamento de Ciência da Computação – DCC/UFLA), foi premiado como o melhor entre os submetidos para a 18ª Conferência Ibero-Americana de Engenharia de Software (CIbSE). O evento ocorreu em Lima (Peru), de 22 a 24 de abril. O trabalho foi produzido pelo estudante Sérgio Miranda, sob a coordenação do professor Ricardo e colaboração do professor Marco Túlio Valente (DCC/UFMG).

Ex-aluno do professor Ricardo, Sérgio foi orientado por ele a produzir e publicar um artigo científico: “Como o Sérgio deseja ingressar no mestrado, sugeri que ele trabalhasse comigo e com o professor Marco Tulio para obter uma publicação acadêmica qualificada, o que o auxiliará no processo seletivo”, conta o professor Ricardo. “Assim, o aluno participou de um dos meus projetos de pesquisa – Modularidade de Sistemas desenvolvidos em Linguagens Dinâmicas”.

O trabalho de pesquisa foi convertido no artigo submetido à conferência. Dos 18 artigos aprovados no evento, ele foi considerado o melhor; além da menção, o CIbSE possui conceito de qualificação B4 na Capes.

No artigo, foi proposta uma ferramenta para ajudar na organização interna de sistemas de software. Esses sistemas são divididos em módulos internos, com funções e responsabilidades bem definidas. No entanto, após anos de uso e correções de defeitos, essa divisão em módulos tende a se deteriorar, tornando a atividade de manutenção de sistemas mais custosa. No trabalho premiado, foi apresentada uma ferramenta para detectar desvios na arquitetura de módulos de sistemas implementados em linguagens de programação dinâmicas. Essas linguagens são muito usadas atualmente, principalmente na construção de sistemas para Web.

Com informações de Mônica Faria – bolsista Ascom/DCC