Projeto A Magia da Física e do Universo divulga: chuva de meteoros está prevista para o período de 19/4 a 25/4

pag26-27-museu-festa-das-estrelas-rio-bonito
Imagem ilustrativa.

A equipe do projeto “A Magia da Física e do Universo” informa que neste final de semana se inicia a chuva de meteoros Lirídeas. O fenômeno estará ativo entre 19/4 e 25/4, de meia noite até o amanhecer, na constelação de Lira (Norte).

Segundo o coordenador do projeto, José Alberto Casto Nogales Vera, professor do Departamento de Física (DFI) da UFLA, a estimativa é de que entre os dias 21/4 e 22/4, durante a madrugada, aconteça o pico da chuva de meteoros Lirídeos, ou Lirídeas. Nesse período haverá a possibilidade de se observar até 20 meteoros por hora. “Para vê-los, é recomendado olhar para a direção Norte a partir da meia-noite, na região próxima à estrela Vega”, afirma o professor.

Não é necessário um telescópio para contemplar uma chuva de meteoros, mas é importante um céu escuro, por isso, a dica é escolher locais que estejam longe das luzes da cidade ou de outras fontes que ofuscam as luzes do fenômeno.

A Magia da Física e do Universo

A Magia da Física e do Universo desenvolve diversas atividades para despertar a curiosidade e o interesse das pessoas sobre o funcionamento do universo. Criado em janeiro de 2009, o projeto integra ensino e pesquisa científica e inclui atividades dirigidas a escolas da região e à população em geral.

O projeto é coordenado pelos professores do Departamento de Física (DFI) José Alberto Casto Nogales Vera e Karen Luz Burgoa Rosso. Tem o apoio do Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPq) e do Museu de História Natural da UFLA, além de contar com colaboração das pró-reitorias de Assuntos Estudantis e Comunitários (Praec), de Extensão e Cultura (Proec), de Pesquisa (PRP), de Graduação (PRG) e do Programa de Pós-Graduação em Física.

Camila Caetano – jornalista bolsista/UFLA