UFLA lança editais para o Programa Institucional de Bolsas 2015/1 – são 141 vagas reservadas

SONY DSCA Universidade Federal de Lavras (UFLA) informa que estão abertas a partir desta quinta-feira (23/4) as inscrições para os editais vinculados ao Programa Institucional de Bolsas (PIB/UFLA) – exclusivamente para vagas reservadas a estudantes com vulnerabilidade socioeconômica. Poderão participar desses editais os 141 estudantes já selecionados pela Pró-Reitoria de Assuntos Estudantis e Comunitários (Praec). O prazo de inscrição, para todas as modalidades, segue até o dia 15 de maio.

Essas vagas fazem parte do Programa Institucional de Bolsas, que beneficia 1550 estudantes, sendo metade das vagas destinadas aos estudantes com vulnerabilidade socioeconômica e metade para ampla concorrência. O edital para ampla concorrência deverá ser divulgado no segundo período letivo. Nesta edição são abertas 141 vagas reservadas, além de 238 renovações. As demais bolsas estão com período de vigência ativo.

Os estudantes devem ficar atentos.  Os editais e os formulários de inscrição estão disponíveis nos sites oficiais das pró-reitorias:

PRG – http://www.prg.ufla.br/

PRP – http://www.prp.ufla.br/

Proec – http://www.proec.ufla.br/

PRG – Educação Tutorial (Peti), Aprendizagem Técnica (Proat), Licenciaturas do Turno Noturno (PibLic), Mentoria para Calouros (Promec) e Apoio à Produção de Material Didático e Ambientes Virtuais de Aprendizagem (Promad)

PRP – Pibic/UFLA – Os estudantes participantes serão inseridos em projetos de pesquisa registrados no Sigaa e deverão dedicar 12 horas semanais às atividades dos projetos, cumprindo um plano de trabalho estabelecido pelo orientador.

Proec – Seleção de Instrutores Esportivos; de Iniciação em Extensão, Cultura e Esporte; e de Extensão Universitária com Vagas para Habilidades Específicas.

Praec divulga estudantes selecionados para o PIB/UFLA 2015/1

A Pró-Reitoria de Assuntos Estudantis e Comunitários (Praec) divulgou nesta quarta-feira (22/4) a lista de estudantes selecionados para ocupar as 141 vagas reservadas no Programa Institucional de Bolsas – PIB/UFLA, seleção 1º período letivo de 2015. O ingresso no Programa para fins de recebimento de bolsa será a partir de maio/2015 e o início das atividades dos bolsistas em 1º de junho de 2015.

Os estudantes selecionados deverão comparecer pessoalmente na PRAEC, munidos de CPF e dados bancários (nº de conta corrente, agência e banco -não serão aceitas contas conjuntas ou de outro titular que não o aluno, ou ainda, conta poupança), no período de 22 a 24/4/2015 para obtenção de documento de credenciamento. Com esse documento, o estudante poderá realizar a inscrição nos editais de seleção de bolsistas divulgados pela Pró-Reitoria de Extensão e Cultura (Proec), Pró-Reitoria de Pesquisa (PRP) e Pró-Reitoria de Graduação (PRG), publicados nesta quinta-feira (23/4).

Os estudantes selecionados que não comparecem no período estipulado serão considerados desistentes e suas vagas serão imediatamente ocupadas por outros estudantes que serão convocados nas chamadas seguintes, previstas para 28/4 (2ª chamada) e 5/5/2015 (3ª chamada), caso haja vagas disponíveis.

A não inscrição nos editais previstos no Programa Institucional de Bolsas implicará na perda do direito à vaga reservada. O Programa contempla atividades nas modalidades de ensino e aprendizagem, extensão e cultura e pesquisa.

Faça sua escolha

O estudante selecionado que tenha interesse na área de Extensão e Cultura, deverá procurar um orientador de seu interesse por conta própria ou por meio de consulta aos programas e projetos registrados na Pró-Reitoria de Extensão e Cultura – PROEC: www.proec.ufla.br . Identificado o programa/projeto de seu interesse, deverá solicitar ao coordenador/orientador carta de aceite e inscrever-se pessoalmente, no Edital publicado na página da Proec.

O estudante selecionado que tenha interesse na área de Pesquisa, deverá procurar um orientador de seu interesse que queira orientá-lo em projeto de pesquisa científica. Identificado o projeto de seu interesse, deverá solicitar ao orientador que o inscreva no Edital publicado na página da PRP: www.prp.ufla.br.

O estudante selecionado que tenha interesse na área de Ensino e Aprendizagem, deverá aguardar os editais que serão publicados na página da PRG: www.prg.ufla.br, a partir de 23/4/2015, e inscrever-se pessoalmente.

A Praec orienta os estudantes para que se inscrevam em diferentes  modalidade de bolsas, já que o número de vagas é limitado. Os estudantes não selecionados nesta 1ª Chamada deverão estar atentos para as 2ª e 3ª Chamadas previstas para 28/04/2015 (2ª chamada) e 5/5/2015 (3ª chamada).

Programa Institucional de Bolsas

• Pró-Reitoria de Assuntos Estudantis e Comunitários