Pesquisador de Lancaster esteve no DCS para palestra e banca de defesa por titulação simultânea

palestra-lancaster-solos-3 O programa de Titulação Simultânea da Universidade Federal de Lavras (UFLA) e da Universidade de Lancaster, do Reino Unido, prossegue gerando resultados importantes para as atividades de internacionalização. Na sexta-feira (17/4), o pesquisador da instituição inglesa Nicholas Ostle proferiu palestra para os estudantes do Programa de Pós-Graduação em Ciência do Solo (PPGCS). O evento deixou lotado o Anfiteatro de Nutrição de Plantas, no Departamento de Ciência do Solo (DCS).

Iniciando a palestra, professor Ostle comentou com os presentes que estava pela primeira vez no Brasil. O tema abordado por ele durante boa parte da tarde – Plant-soil interactions in disturbed forests: research on the forest floor in Boreal and Tropical forests – referiu-se às interações entre plantas e solo em florestas tropicais e boreais que possuem ecossistemas alterados por mudanças nas condições ambientais. De acordo com a coordenadora do PPGCS, professora Fátima Maria de Souza Moreira, a parceria entre as duas universidades tem sido produtiva para o Programa. “Dois estudantes do DCS já foram para Lancasterpalestra-lancaster-solos e estamos articulando a vinda de estudantes de lá para cá”, relata.

Antes da palestra, Ostle participou de reuniões no Departamento de Biologia (DBI), setor de Ecologia. Ele também conheceu toda a estrutura do DCS, oportunidade em que se reuniu com a equipe do departamento para discussão de programas e projetos. A agenda de atividades se estendeu até esta segunda-feira (20/4), quando ele integrou a banca de avaliação da defesa da tese de doutorado de Teotônio Soares de Carvalho.

Teotônio esteve na universidade inglesa em 2012. Sua defesa é a segunda na UFLA a realizar-se pelo programa de dupla titulação com Lancaster. A primeira ocorreu em 27/3, no Programa de Pós-Graduação em Ecologia Aplicada. Para ele, a experiência no Reino Unido foi uma forma importante de complementar sua formação. “Tive a oportunidade de participar de conferências e discussões sobre a ecologia do solo, além de ter recebido

Da esq. p/ a dir.: profª. Maria Lígia de Souza Silva (coordenadora adjunta do PPGCS), prof. Ostle (Lancaster), Teotônio e profª. Fátima.

acompanhamento de um professor considerado um dos líderes mundiais na área de ecologia de ecossistemas”, relata. “Além disso, há os ganhos culturais desse processo, e o fato de nos inserirmos em uma comunidade acadêmica muito receptiva”.

A tese de Teotônio teve como título “Land-use change and soil bacterial communities in the Brasilian Eastern Amazon: implications for conservation and ecosystem function” (Mudança no sistema de uso da terra e comunidades microbianas do solo na Amazônia brasileira: implicações para conservação da biodiversidade). A orientação na UFLA foi da professora FátimaO coorientador foi o professor James M. Tiedje, da Michigan State University (EUA). Também fizeram parte da banca: professora Siu Mui Tsai (Esalq/USP- diretora do Centro de Energia Nuclear na Agricultura), professora Patrícia Cardoso (DBI/UFLA), professor Ostle (Lancaster University) e professor Richard Bardgett (University of Manchester – Reino Unido). Estiveram também presentes na audiência da defesa, entre outros, os coorientadores Jos Barlow (Lancaster University) e Ederson Jesus (Embrapa Agrobiologia).