UFLA realiza II Simpósio de Atualização nas Culturas de Milho e Soja

Professor Renzo Von Pinho dá as boas-vindas aos participantes do evento. Na mesa de honra, o reitor professor José Roberto Scolforo e a vice-reitora, professora Édila Vilela

O Brasil deve produzir mais de 200 milhões de toneladas de grãos na safra 2014/2015, de acordo com o levantamento divulgado no dia 10 de abril pela Companhia Nacional de Abastecimento (Conab). O número corresponde a um crescimento de 7,06 milhões de toneladas (3,6%) na comparação com a safra anterior, quando foram produzidas 193,6 milhões de toneladas de grãos. A produção de milho está estimada em cerca de 30 milhões de toneladas e a de soja, foi mais uma vez responsável pelo crescimento da produção de grãos do país, com estimativa de serem produzidas 94,3 milhões de toneladas do grão.

Repetindo o êxito dos encontros técnicos da cultura do milho, realizados na Universidade Federal de Lavras (UFLA) na década de 1990, nesta terça e quarta-feira (14 e 15/4), estudantes e profissionais participam do II Simpósio de Atualização nas Culturas de Milho e Soja. O evento é organizado pelos Núcleos de Estudos em Milho e Sorgo (G-Milho) e pelo Núcleo de Estudos em Soja e Feijão (Nesf), que têm a orientação dos professores Renzo Garcia Von Pinho e Adriano Teodoro Bruzi, respectivamente.

A abertura do evento teve a presença do reitor da UFLA, professor José Roberto Scolforo, e da vice-reitora, professora Édila Vilela Resende Von Pinho. Participaram ainda o pró-reitor de Pesquisa, professor José Maria de Lima, os coordenadores dos grupos G-Milho e Nesf, além do coordenador geral do G-MILHO, acadêmico Luiz Antonio Yanes Bernardo Júnior e o vice-coordenador do Nesf, acadêmico Guilherme Leite Dias Vilela.

Em seu pronunciamento, Scolforo ressaltou a riqueza e importância de eventos desta natureza, sobretudo pelo envolvimento de estudantes, pela troca de informações entre pesquisadores e profissionais do mercado e pela prospecção de novas possibilidades de pesquisa.

II Simpósio de Atualização nas Culturas de Milho e Soja: oportunidades para estudantes e profissionais

Dirigindo-se aos estudantes, destacou a importância do conhecimento teórico para solucionar problemas práticos, como a necessária identificação de sistemas produtivos que agreguem valor aos produtos e sejam sustentáveis para produtores de baixa escola.

Para o professor Renzo Von Pinho, o evento aglutina eventos isolados que eram organizados para atualização em diferentes culturas, incluindo a soja, que ganhou expressão econômica no Sul de Minas a partir de 2005, com cerca de 120 mil hectares plantados. O professor, que é uma das referências nacionais na cultura do milho, destacou que a UFLA tem evoluído nas pesquisas sobre estes grãos, consolidando a contribuição centenária da Instituição nesta temática. O professor destacou que os participantes têm a oportunidade de uma informação técnica qualificada, com uma programação planejada para atualização nos sistemas de produção das duas culturas, envolvendo profissionais com perfil tanto acadêmico, quanto empresarial.

Ex-aluna da UFLA Vivian Lavagnoli (Monsanto), apresenta o tema trângenicos
Ex-aluna da UFLA Vivian Lavagnoli (Monsanto), apresenta palestra de abertura sobre transgênicos

A palestra de abertura foi proferida pela supervisora de Stewardship da Monsanto, Vivian Elias Nascimento Lavagnoli, ex-aluna da UFLA, com Doutorado e Pós-Doutorado na área de biotecnologia. A palestra teve como tema os transgênicos, com foco na pesquisa, obtenção e regulamentação.

Entre os palestrantes, professores da UFLA, da Universidade Federal de Santa Maria (UFSM), da Universidade de São Paulo (Esalq/USP), da Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho (Unesp), além das empresas Monsanto e Pioneer. Clique aqui e veja a programação completa.

Paralelo ao Simpósio, também foi realizado nessa terça-feira o I Encontro de Melhorista do Estado de Minas Gerais.