UFLA e Universidade Tecnológica de Compiègne (UTC) estudam parceria para dupla-titulação na graduação

Professores Roberto Braga, Daniel Pereira e Alessandro Victorino: definições para novas parcerias

O programa de cooperação bilateral entre o Brasil e a França – Brafitec, que incentiva parcerias universitárias nas especialidades das engenharias, já está rendendo novos frutos para a Universidade Federal de Lavras (UFLA). Nove estudantes de graduação estão na França participando do programa e a parceria com a Universidade Tecnológica de Compiègne (UTC), uma das instituições que recebem os estudantes brasileiros, pretende dar novos passos rumo à dupla-titulação.

Na semana passada, o professor Alessandro Corrêa Victorino, do Departamento de Ciência da Computação da UTC, veio à UFLA para definir detalhes técnicos desse acordo e adequações pedagógicas do projeto. Membro do Laboratoire Heudiasyc UMR CNRS 7253, em Compiègne, o professor adianta benefícios da dupla-titulação como formação complementar para as duas instituições.

Na França, segundo o professor, os estudantes brasileiros poderão se aproveitar da estrutura e pesquisas de referência no campo de sistemas mecatrônicos e robótica, mais precisamente na área de veículos inteligentes ou robotizados, no desenvolvimento de sistemas de navegação autônoma e assistência à condução, integrando o uso de diferentes técnicas.  Por outro lado, os estudantes franceses poderão aproveitar na UFLA as disciplinas que têm como referência a área agrícola e ambiental. “A complementariedade de disciplinas é muito desejável para uma formação diferenciada”, complementa Victorino.

Para o professor Daniel Augusto Pereira, coordenador do curso de graduação em Engenharia de Controle e Automação, o acordo em estudo prevê vários benefícios para os estudantes, entre eles, a experiência e vivência cultural, além da oportunidade de participar de um programa de estágio em grandes empresas, no ramo de informática ou automotivas, por exemplo. Ele reforça que nessas empresas o estudante terá a chance de vivenciar na prática os estudos do dia a dia, ampliando o seu perfil acadêmico para uma competência desejada pelo mercado.

Para o diretor de Relações Internacionais da UFLA, professor Antônio Chalfun Júnior, a iniciativa é pioneira no nível de graduação na Universidade e deverá engrandecer a formação dos estudantes, com a oportunidade do estudante conquistar a dupla titularidade.

Opinião compartilhada pela pró-reitora de Graduação, Soraya Alvarenga Botelho, que vê no projeto mais um importante passo no processo de internacionalização. Ela destaca que a Universidade está se preparando para atrair estudantes de diferentes partes do mundo, assim como tem incentivado a mobilidade na graduação da UFLA, com o intuito de fortalecer a formação global dos estudantes.

Brafitec

Aprovado pela Capes em conjunto com a agência francesa Conférence des Directeurs des Ecoles Françaises d’Ingénieurs (CDEFI), o Brafitec tem como participantes no Brasil a UFLA e a Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG). A UFLA é a coordenadora geral do projeto: “O ensino das engenharias de controle e automação e computação no Brasil e França na perspectiva de aplicação em biossistemas”, coordenado pelo professor Roberto Braga Júnior (DEG/UFLA).

Para o professor Roberto Braga, a complementaridade de diferentes áreas do conhecimento estimula a geração de inovações e é uma oportunidade para a Instituição abrir as portas para outras interações e parcerias. “A participação neste programa tem mobilizado os estudantes, incentivando-os a participar de outros tipos de mobilidade mais personalizada”, considera.

Estudantes dos cursos de Engenharia de Controle e Automação, Engenharia Agrícola, Engenharia Ambiental e Sanitária e Ciência da Computação já participam desta parceria, em atividades na UTC e na no Instituto Tecnológico de La Salle.