Prêmio Capes de Tese 2015 tem edital lançado – pré-seleção será realizada nas instituições

A Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (Capes) abriu, nesta quinta-feira (9/4), as inscrições para o Prêmio Capes de Tese 2015. A pré-seleção das teses que serão inscritas para concorrer ao prêmio será realizada nas instituições. O edital pode ser acessado por meio do link.

O Prêmio Capes de Tese 2015 será outorgado para a melhor tese de doutorado selecionada em cada uma das quarenta e oito áreas do conhecimento, reconhecidas pela CAPES nos cursos de pós-graduação adimplentes e reconhecidos no Sistema Nacional de Pós-Graduação. Serão concedidos prêmios especiais para áreas pré-determinadas em parceria com a Fundação Carlos Chagas. O Grande Prêmio Capes de Tese será outorgado em parceria com a Fundação Conrado Wessel.

Para concorrerem ao Prêmio, as teses devem, necessária e obrigatoriamente, atender aos seguintes critérios de elegibilidade: I – estar disponível na Plataforma Sucupira da CAPES; II – ter sido defendida em 2014; III – ter sido defendida no Brasil, mesmo em casos de cotutela ou outras formas de dupla diplomação; IV – ter sido defendida em programa de pós-graduação que tenha tido, no mínimo, 3(três) teses de doutorado defendidas em 2014.

Nesta edição, concorrerão ao Grande Prêmio Capes de Tese os autores vencedores do Prêmio Capes de Tese que apresentarem à Capes uma videoaula com duração de 20 a 30 minutos, em CD ou DVD, destinada a estudantes de Ensino Médio, abordando, de forma apropriada a tal nível educacional, o tema da tese de doutorado.

premio-capes-tese