Professor Renato Paiva foi eleito membro do Comitê Consultivo SciELO Brasil

renato-paiva
Professor Renato Paiva (editor-chefe da Revista Ciência e Agrotecnologia/UFLA).

A Universidade Federal de Lavras (UFLA) ganha destaque no cenário científico nacional com a eleição do editor-chefe da publicação Ciência e Agrotecnologia, professor Renato Paiva, para o Comitê Consultivo SciELO Brasil. Ele será representante da área de ciências agrárias. Esta é a primeira vez que o editor de um periódico científico da UFLA passa a integrar o Comitê.

O processo de eleição foi realizado entre 7/1 e 12/3, com abrangência nacional. Os editores-chefes de todas as revistas da área de ciências agrárias que se encontram na base da SciELO participaram da primeira etapa das eleições (quando foram convidados a manifestar interesse e disponibilidade em ocuparem a função). Resultou daí a lista de editores elegíveis. Numa segunda fase do processo, esses nomes foram apresentados aos representantes dos periódicos da área, para que indicassem dois de sua preferência. Aqueles com maior número de indicações foram novamente avaliados pelos representantes dos periódicos, para eleição final. Renato Paiva foi o primeiro colocado, seguido pelo suplente Alessandro de Lucca e Braccini, editor do periódico Acta Scientiarum Agronomy, publicado pela Universide Estadual de Maringá (Eduem).

Professor Renato, que está há nove anos à frente da Ciência e Agrotecnologia, recebeu a notícia, em meados de março, com satisfação. “Sinto-me muito honrado em representar todos os editores das revistas científicas brasileiras, da área de ciências agrárias, que se encontram na base de dados SciELO e credito esse feito ao trabalho que vem sendo realizado no periódico da Editora UFLA.  Enfatizo que isso só foi possível com o apoio da direção executiva da UFLA, da Pró-Reitoria de Pesquisa (PRP), da Pró-Reitoria de Pós-Graduação (PRPG) e da Editora UFLA”, ressaltou.

Sobre o Comitê

Entre as atividades do Comitê Consultivo SciELO Brasil estão, por exemplo, as discussões e recomendações relativas à inclusão ou exclusão de periódicos na Coleção, a atualização dos critérios de avaliação para admissão e  permanência de periódicos, o aperfeiçoamento do caráter científico da Coleção e dos periódicos que a compõem, a avaliação do desempenho da coleção (e de seus periódicos), assim como o aperfeiçoamento constante do funcionamento do próprio Comitê.

Além dos cinco editores científicos que representam diferentes áreas e são eleitos a cada dois anos, o Comitê tem membros de caráter permanente, que representam as seguintes instituições: Associação Brasileira de Editores Científicos (Abec), Fundação de Amparo a Pesquisa do Estado de São Paulo (Fapesp), Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPq) e Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (Capes).