UFLA e Esaf organizam curso intensivo para servidores na área de gestão financeira e orçamentária

Reitor e pró-reitores da UFLA se reúnem com a diretora da Esaf/MG, Anna Carla Chrispim

Na segunda-feira (16/3), foi realizada reunião na Universidade Federal de Lavras (UFLA) para ampliar a parceria entre a Universidade e a Escola de Administração Fazendária – Ministério da Fazenda (Esaf/MG), desta vez, com foco na capacitação dos servidores da Instituição. A I Semana de Capacitação em gestão Financeira e Orçamentária já está sendo incluída no Plano de Capacitação da UFLA.

Participaram da reunião o reitor da UFLA, professor José Roberto Scolforo; a pró-reitora de Gestão e Desenvolvimento de Pessoas (PRGDP), professora Valéria da Glória Brito, a pró-reitora de Planejamento e Gestão, Patrícia Maria Silva; o pró-reitor de Extensão e Cultura, professor José Roberto Pereira e a  diretora da Escola de Governo, Anna Carla Duarte Chrispim.

O objetivo é organizar uma semana de capacitação para servidores da UFLA, reunindo um portfólio de diferentes cursos, com ênfase especial na gestão orçamentária, contábil e financeira.

Para o reitor, a intenção é fornecer o instrumental necessário ao aprofundamento do conhecimento teórico e prático para a profissionalização do setor administrativo da Universidade, visando a oferecer um serviço ainda mais qualificado. “A parceria com a Esaf deverá fortalecer ainda mais a integração entre as instituições, com a uniformização de entendimentos e rica troca de experiências”, destacou.

Segundo a professora Valéria Brito, o curso será uma oportunidade para os servidores da UFLA, seguindo os princípios de valorizar o quadro técnico-administrativo, com ações específicas para a sua qualificação, além de um melhor planejamento das ações da Universidade. Ela reforçou que o curso deverá envolver diversos temas, com oficinas que atenderão a diferentes públicos, desde a Direção Executiva ao trabalho operacional.

Parceria com a Esaf

No início de março, a UFLA e a Esaf/MG deram início ao curso de Pós-Graduação Lato Sensu em Controle, Detecção e Repressão a Desvios de Recursos Públicos. O curso é realizado por 45 profissionais vinculados à Controladoria Geral da União (CGU), Ministério Público Federal (MFP) e ao Departamento de Polícia Federal (DPF).