Estudantes da UFLA participam do Brafitec – Intercâmbio entre Brasil e França

Estudantes da UFLA participam do BrafitecNove estudantes de graduação da Universidade Federal de Lavras (UFLA) dos cursos de Engenharia de Controle e Automação, Engenharia Agrícola, Engenharia Ambiental e Sanitária e Ciência da Computação já estão na França participando do programa Brafitec. Há também a presença de cinco estudantes de Engenharia de Controle e Automação da Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG).

A UFLA é coordenadora geral do projeto: “O ensino das engenharias de controle e automação e computação no Brasil e França na perspectiva de aplicação em biossistemas”, sendo coordenado pelo professor Roberto Braga Júnior (DEG/UFLA).

Esse projeto, aprovado pela Capes em conjunto com a agência francesa Conférence des Directeurs des Ecoles Françaises d’Ingénieurs (CDEFI), tem como participantes no Brasil a UFLA e a Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG). Na França, os estudantes são recebidos na Universidade Tecnológica de Compiègne (UTC) e no Instituto Tecnológico de La Salle.

A cada ano, são enviados estudantes brasileiros da UFLA e da UFMG para as instituições francesas, e alunos franceses são recebidos pelas universidades nacionais. O período do projeto é de dois anos.

O professor Roberto Braga, do curso de Engenharia de Controle e Automação, analisa que a integração de subáreas ligadas aos setores agrícola, ambiental e biológico foi um fator que impulsionou o projeto. Essa complementaridade deverá estimular a geração de inovações que envolvam tecnologia da informação, automação e sistemas biológicos, por meio do compartilhamento de competências.

Camila Caetano – jornalista bolsista/UFLA