Estudantes do Pré-Uni tiveram primeiro dia de aulas nesta segunda (9/3)

image005Cerca de 150 estudantes foram recebidos nesta segunda-feira (9/3) na Universidade Federal de Lavras (UFLA) para o primeiro dia de aulas do cursinho pré-vestibular gratuito. O Pré-Uni é uma iniciativa da Universidade que tem o apoio da Prefeitura do município e beneficia cidadãos que desejam se preparar para o ingresso no curso superior. A cada início de semestre letivo, são estruturadas três turmas, que têm aulas durante quatro meses.

O pró-reitor de Extensão e Cultura, professor José Roberto Pereira, passou no Pavilhão I, onde são ministradas as aulas, para dar as boas-vindas aos estudantes. Ele estava acompanhado pela representante da Secretaria de Educação de Lavras, Andressa Maria Ferreira de Souza Oliveira, que coordena a Educação Infantil no município. A servidora Danúbia Oliveira Rodrigues também esteve presente.

Professor José Roberto deixou mensagens de incentivos para os estudantes. Aconselhou que tenham disciplina para estudar, perseverança na busca image014por seus objetivos e solidariedade para com colegas e professores. “Eu sei que vocês têm grandes desafios pela frente, principalmente porque há muitos que trabalham o dia todo. Mas, com persistência e determinação, certamente terão importantes conquistas”, disse.  Ele também pediu a colaboração de todos no trato com o patrimônio público, conservando mobiliários, estruturas prediais e apostilas, de maneira que outras gerações de estudantes possam também se beneficiar.

A importância do trabalho dos professores do cursinho, que são bolsistas ou voluntários, foi destacada por Andressa. Ela enfatizou junto às turmas a necessidade de que aproveitem a oportunidade oferecida pela UFLA, com o suporte desses professores. “Superem as dificuldades e se dediquem, porque só a Educação pode transformar a vida dos cidadãos”, enfatizou.

A aluna Quênia Aparecida da Silva Lazarini, mesmo sob chuva forte, veio para assistir às aulas. Depois de trabalhar o dia todo, ela incluirá o cursinho na jornada, com a meta de ser bem avaliada no Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) e cursar Pedagogia na UFLA. Ela diz que o desafio será grande, já que concluiu o ensino médio há dez anos, mas mostra-se disposta ao esforço. “Tenho certeza de que valerá a pena, e o fato de a Universidade oferecer esta oportunidade é um importante estímulo”, diz.