UFLA é parceira do Governo da Paraíba em Prêmio para inovação na área da educação

IMG_4068
Da esq. p/ a dir.: professor Scolforo (UFLA), ministro Cid Gomes e professor Bermejo (DCC/UFLA).

O governo da Paraíba lançou na segunda-feira (9/2) o Prêmio Solução Nota 10, que incentiva alunos, profissionais e cidadãos em geral a apresentar ideias inovadoras para melhoria da qualidade do ensino nas escolas da rede estadual. A iniciativa é desenvolvida em parceria com a Universidade Federal de Lavras (UFLA), o Ministério da Educação e o Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPq). A cerimônia de lançamento contou com a presença do ministro da Educação Cid Gomes.

O reitor da UFLA, professor José Roberto Soares Scolforo, participou do lançamento do prêmio em Mamanguape (PB), juntamente com membros da equipe do projeto: o coordenador técnico do projeto e professor do Departamento de Ciência da Computação (DCC), Paulo Henrique de Souza Bermejo, o professor André Luiz Zambalde (DCC) e o estudante do Mestrado Profissional em Administração Pública, Guilherme Alves Borges.

Na solenidade, realizada com a abertura do ano letivo e durante a inauguração da Escola Técnica do Vale do Mamanguape, estavam presentes também o governador da Paraíba, Ricardo Coutinho; o secretário de Educação do Estado, Aléssio Trindade, além de outras autoridades. Com o projeto, o objetivo é que a comunidade participe do processo de melhoria do ensino.

Para Scolforo, é fundamental a parceria da UFLA em projetos que incentivam a participação social como instrumento para impulsionar a inovação e a eficiência na gestão pública. “Fruto de estudos desenvolvidos na Universidade, o modelo seguido com êxito em diferentes projetos, de abrangência estadual e nacional, também será brevemente aplicado na UFLA. Lançaremos para a comunidade acadêmica o desafio de contribuir com ideias e soluções para pontos estratégicos da Universidade”, comenta.

A importância da iniciativa é também lembrada pelo professor Bermejo sob outro aspecto: o da aplicabilidade no ensino e na pesquisa. “Com esses projetos, conseguimos colocar em prática o que é discutido nas aulas, elevando nossa experiência prática e envolvendo os estudantes ainda mais com os conteúdos”.

projeto-paraiba
Lançamento do projeto Solução Nota 10, para Paraíba. Na foto estão o governador do Estado, Ricardo Coutinho; o ministro da Eduação, Cid Gomes; e o reitor da UFLA, professor Scolforo.

A contribuição da UFLA

A exemplo do que foi feito com o Desafio da Sustentabilidade e com o Projeto Desafio Cidade Segura, a UFLA oferece a instituições parceiras assessoria estratégica para a “gestão da inovação no setor público por meio da participação social”. Acessando uma plataforma na Internet, o cidadão pode participar de desafios propostos pelas instituições. São perguntas que buscam soluções para problemas práticos do meio social. O internauta contribui com ideias inovadoras, podendo também curtir e comentar ideias de outros participantes, gerando um processo de participação social em torno dos temas. O primeiro desafio do Solução Nota 10 vai até 8/5 e traz a pergunta: “Como reduzir a evasão escolar na Paraíba?”

Ao final do período de consulta popular é gerado um ranking, a partir do somatório de pontos dos participantes. Ficam mais bem classificados os que conseguirem gerar maior engajamento com a causa, postando ideias e conseguindo atrair mais curtidas e comentários. Os primeiros lugares recebem prêmios. Na Paraíba os participantes individuais podem ganhar até R$ 2 mil e as escolas até R$ 20 mil. Um comitê técnico fica encarregado de analisar as propostas, a viabilidade de implantação e o encaminhamento para que se tornem ações reais.

A equipe coordenada na UFLA pelo professor Bermejo é responsável pela estruturação dos projetos, de forma a garantir o estímulo à participação social na geração de inovações para causas públicas. Para interface com o público, o projeto utilizou a plataforma PrêmioIdeia, desenvolvida em Lavras  pela empresa ProGolden – formada por ex-alunos dos cursos de Sistemas de Informação e Ciência da Computação da UFLA.

Com o Governo da Paraíba, o projeto terá duração de dois anos e estão previstos sete desafios até dezembro de 2016. Nesta semana, os professor Zambalde e o mestrando Guilherme ministram em João Pessoa um treinamento de dois dias para capacitar os gestores da Secretaria de Estado da Educação da Paraíba em “gestão da inovação no setor público por meio da participação social”.

O histórico de sucesso dos projetos desenvolvidos na UFLA

Os projetos de mobilização social para geração de inovações no governo por meio de plataformas na Internet começaram na UFLA com uma parceria com o 8º Batalhão da Polícia Militar. O Projeto Desafio Cidade Segura, em atividade desde 2013, já resultou em ideias implantadas, contribuindo para a promoção da segurança pública no Brasil. Um exemplo é o drone, equipamento adotado pela PMMG que sobrevoa áreas de interesse, gravando imagens e transmitindo-as simultaneamente.

Já o Desafio da Sustentabilidade, promovido pelo Ministério da Educação para colher ideias destinadas a economizar água e energia elétrica nas instituições federais de ensino, começou em novembro de 2014 e teve seus resultados comemorados. Foram mais de 18 mil ideias, mais de 2 milhões de curtidas e 1,6 milhão de comentários, gerados por quase 13,5 mil usuários participantes.