Curso de inglês para iniciantes é ofertado a servidores da UFLA – inscrições terminam em 6/2

internacionalizacaoAté sexta-feira (6/2) professores e técnicos administrativos da Universidade Federal de Lavras (UFLA) que não têm conhecimento sistematizado em Inglês podem se inscrever no curso Língua Inglesa para Iniciantes (Beginner). É necessário preencher o formulário de inscrição e entregá-lo no secretaria da Pró-Reitoria de Gestão de Pessoas (PRGDP). Inicialmente, são oferecidas vinte vagas.

Atendendo à demanda apresentada por servidores e validada pela gestão da UFLA, haverá a oferta de uma sequência de cursos de inglês, a partir deste primeiro, que terá o objetivo de levar os participantes ao domínio da produção e compreensão de textos orais e escritos no idioma. A iniciativa integra o Plano Anual de Capacitação de Servidores de 2015, que está sendo estruturado pela Coordenadoria de Capacitação e Avaliação/PRGDP, além de constituir uma ação importante no Plano de Internacionalização da Universidade.

Nesta primeira etapa, alunos iniciantes poderão adquirir conhecimentos para que compreendam e utilizem expressões comuns e frases básicas necessárias a atividades do dia-a-dia. Ao final, o participante será capaz de se apresentar, perguntar e responder questões sobre detalhes pessoais como, por exemplo, onde mora, pessoas que conhece e coisas que tem. Também poderá perguntar e responder sobre lugares em uma cidade ou dentro de uma casa, frequência de ações cotidianas, preços, ações momentâneas, pessoas e suas vestimentas, e eventos passados.

A carga horária do curso para iniciantes será de 96 horas. Ao longo de 2015, haverá um encontro presencial por semana, com duração de 2 horas, acrescido de uma hora de atividades no Ambiente Virtual de Aprendizagem (AVA).  As aulas presenciais serão às quartas-feiras, das 7h às 9h. Em fevereiro, haverá atividades intensivas, com aulas presenciais (também das 7h às 9h) nos dias 9, 10, 11, 12, 13, 23, 24, 25, 26 e 27, conjugadas a ações no AVA, perfazendo um total de 30 horas nesse mês.

As aulas terão como instrutoras as professoras do Departamento de Educação (DED) Catarina Dallapicula e Jamila Viegas Rodrigues, que colocarão em prática uma metodologia com atividades dialogadas, dinâmicas em grupos, atividades online e avaliações de aproveitamento a cada três unidades. O curso totalizará as doze unidades do livro New American InsideOut Beginner.

Outras informações podem ser obtidas na Coordenadoria de Capacitação e Avaliação/PRGDP, pelo telefone (35) 3829-5152.

Ações de internacionalização: Inglês como disciplina eletiva para estudantes de graduação

As professoras Catarina e Jamila iniciaram, em meados do segundo semestre letivo de 2014, a oferta do Inglês como disciplina eletiva na grade de todos os cursos da graduação da UFLA. Oitenta estudantes integraram as primeiras turmas – duas para iniciantes e outras duas com conteúdo preparatório para o Toefl iBT. Nesse primeiro momento, as disciplinas foram bimestrais e o número de estudantes interessados superou o número de vagas por turma (20).

Em 2015, o trabalho se estende, já que as disciplinas terão duração coincidente com o semestre letivo. Haverá, no primeiro semestre, a continuidade do trabalho realizado na primeira turma de iniciantes, além da abertura de novas turmas. Uma turma de preparatório para o Toefl iBT também será formada. No segundo semestre, novo nível será ofertado, ampliando cada vez mais o número de estudantes beneficiados. Além disso, diferentes oficinas serão organizadas ao longo do ano para intensificar o ensino do idioma.

A iniciativa faz parte das ações do Plano de Internacionalização da Universidade, que conta também com as várias ações do Programa Idiomas sem Fronteiras (IsF), ofertado na Universidade.