Administração Pública a Distância – turma 2015 realizou primeiro encontro presencial

adm-publica-distancia-2015A UFLA deu as boas-vindas aos alunos ingressantes no curso de Administração Pública a Distância (turma de 2015) na manhã desse sábado (31/1), durante o primeiro encontro presencial, no Salão de Convenções. Cerca de 180 estudantes foram recebidos na solenidade, que contou com a palestra “Formação Acadêmica e Inserção Profissional em Administração Pública no Brasil”, ministrada pelo professor Fernando Coelho (USP).

Durante a solenidade, a coordenadora do curso, professora Heloísa Rosa Carvalho, falou sobre a importância, para o País, da formação de administradores públicos hábeis e corretos. Vinculado ao Departamento de Administração e Economia da UFLA (DAE), o curso de Graduação em Administração Pública a Distância foi iniciado a partir de uma proposta de formação de gestores públicos desenvolvida pelo Programa Nacional de Formação em Administração Pública da Universidade Aberta no Brasil.

O coordenador Institucional da UAB e do Centro de Educação a Distância (Cead) em exercício, professor Cleber Carvalho de Castro, lembrou que a especificidade dos cursos a distância em relação aos presenciais é a flexibilidade de horários. Esta foi uma vantagem vista pela estudante lavrense Edilaine Andrade de Paulo Carvalho: “Como sou servidora militar do Estado, vou poder estabelecer meus horários de estudo de maneira alinhada à profissão”, afirmou.

O chefe do Departamento de Administração e Economia (DAE), professor Francisval de Melo Carvalho, comentou que os cursos a distância permitem à UFLA ampliar as oportunidades de ensino. O curso de Administração Pública a Distância oferece, por turma, 250 vagas, em cinco polos: Lavras, Campos Gerais, Boa Esperança, Formiga e Cambuí. Durante a graduação, os estudantes fazem atividades por meio do Ambiente Virtual de Aprendizagem (Ava) e em encontros presenciais.

Encerrando os pronunciamentos, a pró-reitora de Graduação, professora Soraya Alvarenga Botelho, ressaltou que, como discentes da Universidade, os estudantes também devem possuir o sentimento de pertencimento à instituição, como os demais alunos e servidores, que se destacam pelo comprometimento com a UFLA.