DEG oferece bolsa de pós-doutoramento em pesquisa sobre sistemas de navegação autônoma

Projeto irá desenvolver tecnologias para "carros inteligentes"
Projeto irá desenvolver tecnologias para “carros inteligentes”

O professor Arthur de Miranda Neto, do Departamento de Engenharia da Universidade Federal de Lavras (DEG/UFLA), anuncia uma oportunidade para realização de Pós-Doutoramento, com bolsa da Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (CAPES), no valor de R$ 4,100.

O pesquisador deverá atuar no desenvolvimento de um modelo para mapeamento e localização simultânea (SLAM-MOT), além de colaborar no estudo e proposta do Câmpus Inteligente da UFLA e modelo para localização a partir de dispositivos móveis (com alunos de mestrado e iniciação científica – IC). A bolsa de pós-doutorado está no contexto do projeto “Desafios para Sistemas de Navegação Autônoma: Localização e Aspectos Legislacionais”, CAPES, a ser realizado no período de fevereiro de 2015 a janeiro de 2018.

Contato: Prof. Arthur de Miranda Neto: arthur.miranda@deg.ufla.br
Por favor, candidatos devem enviar CV ou link Lattes.

Bolsa modalidade pós-doutorado – CAPES 12 meses (possibilidade de renovação + 12 meses).
Valor: pós-doutorado Junior, atualmente R$ 4.100 reais.
Inicio: imediato.

Contexto do Projeto: De acordo com um levantamento estatístico em 2007, mais de 1,2 milhão de pessoas morrem todos os anos nas estradas do mundo, e entre 20 e 50 milhões de pessoas sofrem lesões não fatais, devido a acidentes rodoviários. A habilidade de reconhecer, evitar ou mitigar uma ameaça de acidente com veículos, modelando o que é provável de acontecer, pode salvar vidas, diminuindo uma parcela significativa dos acidentes. Seja para aplicação em sistemas de assistência ao condutor, ou mesmo para a navegação de veículos autônomos, esta proposta multidisciplinar propõe investigar dois temas atuais de pesquisa:
1. Sistema Híbrido de Localização baseado em Percepção Multissensorial aplicados à Navegação Segura de Veículos Terrestres;
2. Aspectos Legislacionais na utilização de Sistemas Inteligentes embarcados em Veículos Terrestres no Brasil.

Membros da equipe:
Professor Victor Hugo Etgens, da Universidade de Versailles Saint-Quentin-en-Yvelines na França, diretor científico e de Formação do Instituto Vedecom na França. Professor Giovanni Francisco Rabelo, doutor em Engenharia Agrícola pela Unicamp, pós-graduado em Engenharia de Segurança do Trabalho pela UFMG. É Advogado formado pela Unilavras.

Andréa Martinesco Coelho Martins, doutoranda em Direito Público na Universidade de Versailles Saint Quentin en Yvelines na França, dentro do programa “Veículos” do Instituto Vedecom.
Colaboradores: Prof. Denis Fernando Wolf, doutor em Ciência da Computação pela University of Southern California. É professor associado no Instituto de Ciências Matemáticas e de Computação na USP – ICMC/USP e coordenador do Laboratório de Robótica Móvel – LRM. Tem interesse nas áreas de veículos autônomos, robótica móvel, aprendizado de máquina e visão computacional. Laboratório de Robótica Móvel: http://www.lrm.icmc.usp.br/

Professor Janito Vaqueiro Ferreira, doutor em Dynamics pelo Imperial College Of Science Tecnology Medicine. É professor na Faculdade de Engenharia Mecânica da Unicamp. Coordenador do Laboratório de Mobilidade Autônoma – LMA. Laboratório de Mobilidade Autônoma: http://www.fem.unicamp.br/~lma/