Jornal “Repagine” foi lançado na UFLA – produção é do DCE e da APG

Foto: Diogo Rodarte.

No início de dezembro, o Diretório Central dos Estudantes (DCE – Gestão Na Pegada) e a Associação de Pós-Graduandos (APG) lançaram a primeira edição do jornal Repagine. A publicação tem oito páginas e traz conteúdo diversificado, voltado aos interesses de estudantes de graduação e pós-graduação da Universidade Federal de Lavras (UFLA). Temas relativos à Universidade dividem espaço com pautas externas, de abrangência local e nacional.

O jornal tem a proposta de instigar o debate de ideias, a manifestação de opiniões plurais e a reflexão sobre questões de interesse acadêmico e social. A tiragem inicial foi de mil exemplares, distribuídos durante a Ladeira da Cultura e em pontos estratégicos como a Casa da Cultura, a Cantina Central, a sala da APG, os Centros Acadêmicos, as secretarias dos Departamentos, a cantina da Moradia Estudantil, a Reitoria, setores do câmpus histórico, a Portaria principal, além de outras instituições da educação, como o Centro Universitário de Lavras (Unilavras), a Faculdade Presbiteriana Gammon (Fagammon) e a Fadminas.

A receptividade da comunidade acadêmica ao novo veículo de comunicação agradou a equipe de produção. A integrante da Coordenadoria de Comunicação do DCE, Cynthia Valéria Oliveira, diz que foi possível perceber as reações dos leitores, já que a distribuição do Jornal foi feita por meio de contato direto com eles. “Muita gente elogiou o conteúdo, por ser diversificado e com asssuntos que vão além da Universidade. A estética do jornal, jovem e diferente dos jornais tradicionais, também parece ter sido aprovada”, diz.

A produção do Repagine

Desde setembro, uma equipe de nove estudantes trabalha na produção do Jornal. Não há cargos definidos. O grupo se reveza nas funções de produzir, apurar, redigir e revisar o conteúdo. Eles se capacitaram, buscando conhecimentos sobre linguagem jornalística, rotina de produção editorial e projeto gráfico.

Nessa comissão há estudantes de Letras, Filosofia, Administração Pública, Engenharia Florestal, Biologia, Sistemas de Informação, Zootecnia, além de uma mestranda da Entomologia. “Ou seja, é uma equipe bem diversa e plural, assim como queremos que o jornal seja”, diz Cynthia. Com reuniões semanais, o grupo garante o caráter democrático e participativo do veículo.

Os membros da comunidade acadêmica também podem participar da produção do Repagine, sugerindo assuntos que possam se tornar notícias. Para isso, devem procurar o DCE ou a APG, ou enviar mensagem para o e-mail dcenapegada@gmail.com. O Jornal será mensal, com os trabalhos da próxima edição sendo retomados em março de 2015.

A equipe

Equipe de produção do Repagine reunida. Foto: DCE.

Nesta primeira edição, a comissão responsável pelo Jornal teve três componentes da Coordenadoria de Comunicação do DCE (Clara Mitre do Prado, Cynthia Valéria Oliveira e Taynara Andrade Vilela), um membro da Coordenadoria de Assuntos Jurídicos e Institucionais do DCE (Thalles Eliopoulos Júnior), uma representante da APG (Agnis Cristiane de Souza) e os estudantes João Rúrick Araújop Silva e Gislaine de Souza Bacelar. O diagramador é Diogo Rodarte Gonçalvez e o revisor Júlio César Paula Neves .

Planos futuros

A produção do Repagine faz parte de um projeto denominado Centro de Produção Cultural (CPC), que engloba também teatro (atualmente há dois grupos de teatro ligados ao DCE), rádio e estúdio. O objetivo de tal projeto é a produção de cultura popular – de estudante para estudante – e com caráter comunitário, para também envolver a população da cidade.

Diante dessa proposta, a gestão do DCE “Na Pegada” tem expectativas de ampliar a atuação em 2015. Estão incluídos nos planos o início do funcionamento da rádio, o aumento da tiragem do Repagine e a criação de uma área para o Jornal no novo site do DCE. A busca de apoio a esse trabalho será parte da pauta da reunião que o Diretório deverá ter com a Reitoria em janeiro de 2015.

A próxima edição do Repagine deve abordar a rotina dos portadores de necessidades especiais na Universidade, a Bienal 2015 da União Nacional dos Estudantes (UNE), o debate sobre a cultura nas universidades, além de outros assuntos sugeridos pela comunidade acadêmica.