Prêmio Jovem Cientista recebe inscrições até 19 de dezembro – O tema desta edição é segurança alimentar

premio-jovem-cientistaDiante da necessidade de estimular estudos científicos que propiciem avanços na promoção da saúde, qualidade de vida e cidadania, bem como no desenvolvimento de tecnologias agrícolas e industriais, o CNPq, a Fundação Roberto Marinho e a Gerdau elegeram o tema Segurança Alimentar e Nutricional para o XXVIII Prêmio Jovem Cientista. Pesquisadores e estudantes podem participar com projetos de pesquisa e inovação. Nesta edição, o Prêmio vai entregar cerca de R$ 800 mil reais em dinheiro, laptops e bolsas de estudo.

O Prêmio Jovem Cientista visa revelar talentos, impulsionar a pesquisa no País e investir em estudantes e jovens pesquisadores que procuram inovar na solução dos desafios da sociedade.

O tema – A segurança alimentar e nutricional consiste na realização do direito de todos ao acesso regular e permanente a alimentos de qualidade, em quantidade suficiente, sem comprometer outras necessidades essenciais, tendo por base as práticas alimentares promotoras de saúde, que respeitem a diversidade cultural e sejam ambiental, cultural, econômica e socialmente sustentáveis.

O conceito de segurança alimentar abrange o manejo sustentável dos recursos naturais, a produção, armazenagem, distribuição, conservação e acesso universal aos alimentos, bem como os aspectos relacionados à sua qualidade, composição nutricional e aproveitamento biológico.

É crescente a preocupação mundial com a obtenção de alimentos nutritivos e seguros, do ponto de vista químico, microbiológico e toxicológico, que proporcionem saúde às pessoas. Procura-se, cada vez mais, fornecer informações adequadas, para que a escolha de alimentos in natura ou processados seja confiável.

Consulte o site para informações sobre as premiações http://www.jovemcientista.cnpq.br/

Informações: jovemcientista@frm.org.br /Tel: (21) 3232-8871 ou no site http://www.jovemcientista.cnpq.br/

Com informações de Thayná de Oliveira Carvalho, bolsistas Proat ASCOM/DCA