Estudantes e profissionais reúnem-se na UFLA para workshop internacional em Química Computacional

image029Com quase cem participantes, teve início na segunda-feira (1º/12), na Universidade Federal de Lavras (UFLA), o workshop internacional “Frontiers in Computational NMR and IR Spectroscopy in Chemistry” (Fronteiras em Espectroscopia de RMN e Infravermelho Computacional em Química). No total, são quinze apresentações programadas para o evento, entre palestras e mesas-redondas. O encerramento está previsto para quarta-feira (3/12), às 17h. Todas as  atividades estão sendo desenvolvidas em inglês.

A abertura oficial das atividades foi feita pelo diretor de Relações Internacionais da UFLA, professor Antônio Chalfun Júnior. Em seguida, o tema “University e Pós-Graduação” entrou em pauta, tendo sido abordado por professores convidados, como José Figueroa-Villar, do Instituto Militar de Engenharia (IME); Cláudio Tormena, da Unicamp; Jennifer van Wijngaarden, da Universidade de Manitoba (Canadá) e Michael Bühl, da Universidade de St-Andrews (Escócia).

O evento é organizado pelo Grupo de Química Computacional do Departamento de Química (DQI), sob a coordenação dos professores Teodorico de Castro Ramalho e Matheus Puggina de Freitas. De acordo com o professor Teodorico, os trabalhos do workshop, que interessam diretamente a estudiosos das áreas de Química, Física e Ciências da Saúde, têm avaliação positiva até o momento. “Além de colaborar para o fomento à internacionalização do Programa de Pós-Graduação em Agroquímica, o evento está cumprindo sua missão de divulgar o conhecimento produzido na área de Química Computacional e Espectroscopia”.

As palestras seguem sendo realizadas no Anfiteatro da Biblioteca. Confira a programação dos dois últimos dias.

2 de dezembro
Local: Anfiteatro da Biblioteca

9h – Descrição teórica de espectroscopia de RMN
Prof. José D. Figueroa-Villar (Instituto Militar de Engenharia – IME)

10h – Rotacionalmente-resolvido espectros molecular
Profª. Jennifer van Wijngaarden (Universidade de Manitoba – Canadá)

14h – Espectros vibracionais IR: aplicabilidade e limitações
Prof. Cléber PA Anconi (UFLA)

15h – O efeito de pares isolados no turno da RMN Química e constante de acoplamento
Prof. Cláudio F. Tormena (Unicamp)

16h – Primeiros princípios cálculo de parâmetros de RMN
Prof. Michael Bühl (Universidade de St-Andrews – Escócia)

17h – Coquetel

3 de dezembro
Local: Anfiteatro da Biblioteca

9h – Constante de acoplamento em RMN: Através-Space via de transmissão
Prof. Cláudio F. Tormena (Unicamp)

10h – Computational NMR heavy metal – uma ferramenta estrutural sensível
Prof. Michael Bühl (Universidade de St-Andrews – Escócia)

14h – Colaborações experimentais e teóricas: Infra-Red Spectroscopy como Ferramenta
Prof. Rodrigo Cornanich (Unicamp)

15h – Aplicação da espectroscopia de RMN em Química Medicinal
Prof. José D. Figueroa-Villar (Instituto Militar de Engenharia – IME)

16h – Técnicas modernas de espectroscopia de alta resolução para o micro-ondas e regiões do infravermelho.
Profª. Jennifer v Wijngaarden (Universidade de Manitoba – Canadá)

17h – Encerramento/Coquetel

Veja algumas fotos das atividades iniciais do Workshop.