Projeto Rondon: equipe da UFLA participará de operação, em janeiro

rondon-2015-janeiro
O prof. Ângelo Constâncio (à dir) com representantes da Unioeste e do Exército, que também estarão na operação.

Oito graduandos e dois docentes da UFLA compõem uma equipe que participará da Operação Mandacaru, do Projeto Rondon, em janeiro de 2015. Eles viajarão para o Ceará no dia 15/1 e ficarão no município de Ibaretama de 18 a 31/1/2015. Lá, desenvolverão oficinas e atividades relacionadas ao meio ambiente, cultura, agricultura e cidadania.

Parte da missão é uma viagem precursora feita pelo coordenador da equipe – no caso, o professor Ângelo Constâncio Rodrigues (DED). Ele visitou o município no início de novembro, a fim de conhecer a região, moradores e autoridades. Essa visita é importante porque pode levar os rondonistas a fazerem adaptações no projeto, de acordo com especificidades encontradas no município.

A viagem surpreendeu o professor: “A realidade local é diferente do estereótipo do Nordeste criado pela mídia”, notou, ao observar a relação da população com o consumo e a disponibilidade de água. “A situação é variável de acordo com o município, mas as pessoas convivem com isso, se adaptam. Em alguns locais, vimos sistemas de produção agrícola sofisticados, como a mandala. É um universo muito próximo ao daqui, a diferença está no contexto”, concluiu.

Foto tirada durante a viagem precursora, ra região de Ibaretama

Ainda assim, o coordenador avalia que as ações da UFLA poderão contribuir bastante com o município. Os rondonistas da UFLA desenvolverão atividades culturais como clubes de leitura e sessões de cinema, e ministrarão oficinas sobre construção de filtro caseiro, tratamento de resíduos sólidos e prevenção de queimadas, entre outras.

Doação de livros

Uma das iniciativas do grupo é a arrecadação e doação de livros para as crianças e bibliotecas da cidade. Por isso, há vários pontos de coleta na UFLA, como na Cantina Central e nos departamentos. Nesses pontos, podem ser entregues livros infantis (preferencialmente) ou obras literárias.

Sobre o grupo

Os rondonistas da UFLA são: os professores Ângelo Constâncio e Antônio Carlos Ferraz Filho (DCF); Bruno Ladeira Ramos (Ciência da Computação);  Camila Marques Generoso e Christiano Evangelista de Assis (Engenharia Ambiental e Sanitária); Fabiola Magalhães Mendes, Henrique Faria de Oliveira, Marina de Magalhães Rivelli e Mateus Siqueira Almeida (Engenharia Florestal); e Rodrigo Carvalho (Zootecnia). Como as operações enviam duas equipes para cada cidade, a da UFLA será acompanhada por representantes da Universidade Estadual do Oeste do Paraná (Unioeste).

Sobre o projeto

De acordo com sua página oficial, o Projeto Rondon é um projeto de integração social que envolve a participação voluntária de estudantes universitários na busca de soluções que contribuam para o desenvolvimento sustentável de comunidades carentes e ampliem o bem-estar da população. As operações buscam tanto aproximar os estudantes participantes da realidade do País, quanto contribuir para o desenvolvimento das comunidades assistidas. O projeto é coordenado pelo Ministério da Defesa,

Como manifestar interesse

Se você é estudante de graduação da UFLA, pode manifestar interesse em participar das edições futuras do Projeto Rondon. A Pró-Reitoria de Extensão e Cultura (Proec) disponibilizou um formulário, que deve ser preenchido pelos interessados neste link.