Professor do DFI abordará a tecnologia dos LEDs no Colóquio da Física de terça-feira (25)

ledOs diodos emissores de luz (LEDs, sigla em inglês) serão o tema do Colóquio de Física desta terça-feira, 25. O evento ocorrerá no Anfiteatro do Departamento de Ciências Exatas, às 16 horas, aberto ao público. O professor do Departamento de Física da UFLA (DFI) Julio Cesar Ugucioni discutirá a física adotada nesta tecnologia, assim como o trabalho dos pesquisadores para obterem luz branca a partir deles. A aplicação do LED na iluminação proporcionou grande economia, pois o material consome cerca de um quarto da energia de uma lâmpada incandescente e possui maior durabilidade.

Prêmio Nobel

Em 2014, o prêmio Nobel de Física foi concedido aos cientistas Isamu Akasaki, Hiroshi Amano e Shuji Nakamura pela invenção dos LEDs emissores de luz azul. Embora já existissem LEDs vermelhos e verdes desde a década de 1960, foi o emissor azul (desenvolvido na década de 1990) que possibilitou, na prática, que os LEDs fossem usados para iluminação. A luz branca é proveniente da combinação de LEDs vermelhos, verdes e azuis.

O Colóquio de Física é organizado pelos professores José Nogales e Karen Luz Burgoa (DFI), e pela pós-graduanda em Física Laysa Martins.