Rede de Repúblicas Protegidas: PM fará reunião com estudantes interessados em participar

A Rede existe desde o início deste ano.

As férias de final de ano se aproximam e, durante este período, muitos estudantes ausentam-se de Lavras. Para ajudar a manter a segurança dos domicílios na ausência dos estudantes moradores, o 8º Batalhão da Polícia Militar de Minas Gerais, sediado em Lavras, criou a Rede de Repúblicas Protegidas, que já monitora mais de 40 residências na cidade. No dia 26/11, uma nova reunião será feita, com os estudantes que quiserem aderir a este programa. A reunião será no Anfiteatro da Biblioteca, às 19 horas.

Por meio da Rede de Repúblicas Protegidas, as residências credenciadas recebem uma placa de identificação na fachada. Durante os períodos de férias, a PM percorre os endereços cadastrados e envia informações em tempo real sobre a segurança das repúblicas, via WhatsApp. O programa também mantém uma página no Facebook e faz reuniões periódicas para dar informações sobre segurança domiciliar.

As repúblicas estudantis tornam-se mais vulneráveis a furtos em períodos de férias ou feriados prolongados, daí surgiu a ideia de criar essa rede de proteção. De acordo com o comandante do 8º Batalhão, tenente-coronel Antônio Claret dos Santos, a filosofia da Rede de Vizinhos Protegidos foi aproveitada, assim como mídias sociais que os estudantes estão acostumados a usar.

rede-republicas-flyer