Estudantes de ensino médio que frequentam oficinas de astronomia da UFLA tiveram destaque na OBA

oficinas-magia-da-fisica

As equipes dos projetos “A Magia da Física e do Universo” e “Mergulhando na Ciência” (CNPq) comemoram os resultados alcançados na Olimpíada Brasileira de Astronomia (OBA) por estudantes de ensino médio que participam das oficinas “Festa das Estrelas” e “Física Divertida”. A entrega das medalhas e das menções honrosas conquistadas pelos estudantes será feita na próxima sexta-feira (7/11), às 16h, no Museu de História Natural (MHN). Toda a comunidade acadêmica é convidada a comparecer ao local para prestigiar os homenageados.

Os estudantes Gustavo de Souza Oliveira (do Colégio Tiradentes), Guilherme Eduardo Freire Oliveira e Lair Figueiredo Trugilho (da Unilavras) foram os que tiveram melhor desempenho, sendo premiados com medalhas de ouro e prata na competição e convidados para participar da seletiva internacional, o que permitirá o ingresso na Olimpíada Latino-americana de Astronomia e Astronáutica (OLAA). Enquanto se preparavam para as olimpíadas, eles frequentaram as oficinas dos projetos desenvolvidos na UFLA nas tardes de quinta-feira e nas noites de sábado. Nessas ocasiões, assistiram a palestras, usaram software astronômico, além de participarem de atividades de observação do céu, com instrumentos e a olho nu.

Os coordenadores dos projetos e professores do Departamento de Física (DFI) José Nogales e Karen Luz Burgoa Rosso, assim como o responsável pelo MHN José Melo, manifestaram satisfação com o resultado obtido. De acordo com eles, o interessante é que os bons resultados foram alcançados em pouco tempo, mostrando que os projetos de extensão desenvolvidos pelo grupo e pelo MHN junto à comunidade podem gerar contribuições significativas.

O projeto de extensão “A Magia da Física e do Universo” tem o objetivo de divulgar a ciência e despertar nos alunos o interesse pela astronomia e pelas ciências exatas, áreas em que o Brasil ainda é muito carente de profissionais especializados e de professores formados. O projeto atrai não somente os jovens estudantes dos níveis fundamental e médio, mas também a população em geral, motivando-a a desenvolver um pensamento científico.

 

Veja abaixo a relação de estudantes da educação básica de Lavras que participaram da OBA e das oficinas de astronomia na UFLA e tiveram bom desempenho:

– Afonso Braz Pereira de Carvalho (Escola Estadual Dora Matarazzo e bolsista BicJunior)
– Francielly Silva Martins (Escola Estadual Dora Matarazzo e bolsista CNPq)
– Guilherme Eduardo Freire Oliveira (Escola Unilavras)
– Gustavo de Souza Oliveira (Escola Tiradentes bolsista BicJunior)
-Isabela Resende Silva (13 anos, cursando o 8º Ano do Ensino Fundamental)
– Lair Figueiredo Trugilho (Escola Unilavras)
– Luiza Maria Fernandes (Escola Estadual Dora Matarazzo e bolsista CNPq)
– Amanda Matioli de Oliveira Chaves (Cedet – Lavras)
– Henrique José de Oliveira (Cedet – Lavras)
– Jean Lucas S. Barbosa (Cedet – Lavras)
– Lolan Cesar Oliveira Carvalho (Cedet – Lavras)
– Mariana Resende Carvalho (Cedet – Lavras)
– Samuel F Colombo Andrade (Cedet – Lavras)