I Workshop em Produção e Tecnologia de Sementes capacita cerca de 120 estudantes

Professores João Almir e Stella Veiga Franco durante palestra no evento

Nos dias 29 e 30 de outubro, o Setor de Sementes da Universidade Federal de Lavras (UFLA) foi sede do I Workshop em Produção e Tecnologia de Sementes, tendo como tema os “Avanços e desafios no processamento pós-colheita”. A organização foi do Núcleo de Estudos em Sementes (Nesem), com o apoio do Departamento de Agricultura (DAG), do Programa de Pós-Graduação em Agronomia/Fitotecnia (PPGF) e do Setor de Sementes da UFLA.

Na programação, oito palestras com apresentações de professores da UFLA e de outras empresas/instituições, abordando temas de interesse atual, como o panorama de sementes no cenário econômico brasileiro e as principais técnicas pós-colheita. Foi dada ênfase ao processamento pós-colheita de sementes de grandes culturas, hortaliças, forrageiras e espécies florestais. No segundo dia do evento, as palestras abordaram as tecnologias para o condicionamento, tratamento de sementes e soluções inovadoras para o setor.

Participaram do evento cerca de 120 estudantes de graduação e pós-graduação. Na última palestra, ministrada pelo professor Renato Mendes Guimarães, os participantes tiveram uma explanação prática no Laboratório de Sementes com foco em técnicas de condicionamento fisiológico.

Grupo de Estudos em Sementes - Nesem: organização de eventos voltados para capacitação de estudantes
Núcleo de Estudos em Sementes – Nesem: organização de eventos voltados para capacitação de estudantes