Programa de Internacionalização da UFLA reúne ações em quatro eixos temáticos – veja os benefícios previstos

Professor Scolforo apresenta os benefícios previstos no Programa
Professor Scolforo apresenta os benefícios previstos no Programa

Na quinta-feira (2/10), foi realizada a cerimônia de lançamento do Programa de Internacionalização da Universidade Federal de Lavras (UFLA). Professores, técnicos administrativos e estudantes acompanharam a apresentação do reitor, professor José Roberto Scolforo, que destacou o conjunto de políticas, ações e metas que permitirão inserir a Universidade em um novo patamar de reconhecimento internacional. A cerimônia contou com a presença da vice-reitora, professora Édila Vilela de Resende Von Pinho, todos os pró-reitores, chefes de departamentos e coordenadores de cursos de graduação e pós-graduação.

Entre as novidades apresentadas: a construção do Centro de Idiomas, contratação de professores de Inglês, a oferta de cursos de verão para professores e técnicos na modalidade imersão; a construção da “Casa de Hóspedes”, para professores e pesquisadores estrangeiros; a implementação de um sistema de concessão de recursos para os laboratórios que receberem um professor visitante; reserva de vagas de professor substituto para professor visitante e para programas de pós-doutoramento de professores da UFLA; o lançamento do Programa de Estímulo à Publicação em Periódicos de Alto Impacto Científico, que prevê benefícios para autores em periódicos classificados como A1, A2 e B1 e a estruturação do escritório virtual em Delaware (EUA) e Leuven (Bélgica), como base de apoio para o intercâmbio de estudantes e professores da UFLA.

O Programa de Internacionalização reúne ações em desenvolvimento na Instituição e traça metas para os próximos 15 anos, visando a aumentar a competitividade acadêmica em diferentes eixos (Ambiente Educacional Bilíngue; Produção Científica e Tecnológica Internacionalizada; Visibilidade Internacional e Cooperação Internacional). Cada um desses eixos prevê ações e metas específicas.

Em seu pronunciamento, o reitor relembrou que a Instituição nasceu de um processo de internacionalização e, ao longo de sua trajetória, reúne iniciativas pessoais que contribuíram para aumentar as parcerias internacionais. “O objetivo central do Programa de Internacionalização é justamente o de conjugar, apoiar e multiplicar as ações individuais, para garantir resultados ainda mais estratégicos e elevar a visibilidade da Universidade”, considerou Scolforo.

A internacionalização da UFLA é um ponto vital e imediato que figura fortemente no planejamento da instituição. “A realização de ações de internacionalização na instituição refletirá um novo patamar de integração global e ainda mais possibilidades de crescimento para a Instituição”, considerou.

Durante o evento, o reitor também fez o lançamento do Guia do Estudante e Pesquisador Estrangeiro (Student and Researcher’s Guide) e do programa de apoio ao estudante estrangeiro, chamado Brother UFLA (Consulte aqui). Após o lançamento do Programa, houve a apresentação das experiências de internacionalização dos programas de pós-graduação da UFLA, com conceito 6 e 7 na Capes (leia matéria específica).

Ambiente Educacional Bilíngue

Centro de Idiomas será construído para apoiar conjunto de metas
Centro de Idiomas será construído para apoiar conjunto de metas

O objetivo é estabelecer o uso do idioma inglês como segunda língua no câmpus da UFLA, incentivar o seu uso nas disciplinas dos cursos de graduação e pós-graduação, propiciar a oferta de programas de pós-graduação em inglês e também o emprego de uma segunda língua em eventos realizados na UFLA. Para atender a essas metas, estão previstas diversas ações, entre elas,  a consolidado do Centro de Idiomas, a contratação de docentes para ministração sistemática e continuada de cursos de inglês; a oferta de curso de verão de inglês para servidores da UFLA, em ambiente de imersão, a ser iniciado no verão 2014-2015; criação de um Programa de Bolsas Institucionais para estudantes da língua inglesa, estabelecimento de um programa de cursos de curta duração de inglês instrumental e de um programa de cursos de inglês na modalidade EAD.

Além disso, será ampliados o acervo bibliográfico em inglês e o incentivo para seu uso em sala de aula, fomentado a participação de professores/pesquisadores estrangeiros nas disciplinas de graduação e pós-graduação por meio de videoconferência e a criação de um programa de pós-graduação multidisciplinar ofertado no idioma inglês. Haverá apoio institucional para a realização de cursos internacionais de curta duração capazes de atrair público estrangeiro e incentivo para apresentações orais e escritas em inglês nos congressos de Iniciação Científica e Pós-graduação da UFLA.

Cooperação Internacional

Casa de Hóspedes deverá abrigar professores e pesquisadores estrangeiros
Casa de Hóspedes deverá abrigar professores e pesquisadores estrangeiros

O objetivo deste eixo é a implantação de políticas específicas capazes de atrair docentes estrangeiros com elevada produção científica para atuação e cooperação, regulamentar novos procedimentos para efetivação da participação dos estudantes no exterior e de estudantes estrangeiros na UFLA e estimular o estágio de pós-doutoramento para professores da Instituição.

Entre as ações previstas, destaca-se a construção da “Casa de Hóspedes”, para professores e pesquisadores estrangeiros; a implementação de um sistema de concessão de recursos para pesquisa, como um grant, com crédito de R$ 25.000,00 para cada laboratório da instituição que receber um professor visitante, além do fornecimento a cada docente visitante de uma bolsa para aluno de graduação de sua instituição de origem. Será destinada uma reserva de vagas para professores substitutos para a contratação de professores visitantes e também para a utilização em programas de pós-doutoramento, sem sobrecarregar os pares.  Também haverá o estabelecimento de novos procedimentos para matrícula de alunos estrangeiros na UFLA e serão criados programas de dupla titulação.

Produção Científica e Tecnológica Internacionalizada

A meta é aumentar a publicação científica internacionalizada, competitiva e multidisciplinar, capaz de atingir periódicos de alto impacto e aumentar a articulação interna entre grupos de pesquisa consolidados e com experiência internacional com grupos emergentes. Entre as ações, terá início no dia 15 de outubro o Programa de Estímulo à Publicação em Periódicos de Alto Impacto Científico, que prevê recursos para diárias e passagens em congressos e reuniões científicas internacionais de alta relevância, para autores em periódicos classificados como A1, A2 e B1 (todas as regras do programas serão brevemente divulgadas).

Também serão lançados editais internos para apoio à realização de pesquisas em projetos de cooperação internacional, que poderá contar com um escritório de assessoria jurídica internacional, junto à DRI, assessorado por especialistas em direito internacional. Haverá ainda lançamento dos editais “Programa de Apoio ao Primeiro Projeto – PAPP 2”, “Programa de Apoio aos Servidores Técnicos – PAST 2”, “Programa de Incentivo a Inovação – PII 3” e  “Programa Grandes Equipamentos”.

Guia do Estudante e Pesquisador Estrangeiro
Guia do Estudante e Pesquisador Estrangeiro

Visibilidade Internacional

Para a melhoria da visibilidade internacional, será enfatizado o conteúdo disponibilizado nas páginas das Pró-Reitorias, Departamentos e Setores, incentivando a inserção de videoaulas, dissertações, teses e trabalhos acadêmicos. Entre as ações, estão previstos o fortalecimento do Repositório Institucional da UFLA e a liberação do conteúdo dos ambientes virtuais de aprendizado.

Também está em desenvolvimento a reestruturação nos domínios das páginas internas dos departamentos, aumento do PageRank , otimização dos sites para os mecanismos de busca e construção da página web da UFLA em inglês, espanhol e francês, com informações específicas de interesse do público estrangeiro, além de vídeo institucional e fôlderes. Outra novidade é que ainda em outubro a UFLA terá Internet de alta performance, evoluindo dos atuais 165 megas, para um gigabites. Durante o evento, o reitor fez o lançamento do “Guia para Estudantes Estrangeiros na UFLA”, em Língua Inglesa (consulte) e anunciou a estruturação do escritório virtual em Delaware (EUA) e Leuven (Bélgica), como base de apoio para o intercâmbio de estudantes e professores da UFLA.

Consulte a galeria de fotos. Clique na primeira foto e siga a seta para abrir as demais em tamanho expandido.