Professor Rafael Pio é nomeado pela Capes como coordenador adjunto da área de Ciências Agrárias I

professor-rafael-pioFoi publicada nesta quarta-feira (24/9), no Diário Oficial da União (DOU), a nomeação do professor do Departamento de Agricultura (DAG) Rafael Pio como coordenador adjunto da área de Ciências Agrárias I da Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (Capes).

Ele foi designado para assumir o cargo no triênio 2014-2016. No mesmo período, o coordenador da área será o professor da Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS) Luiz Carlos Federizzi. O desafio de ambos será a coordenação de mais de 200 programas de pós-graduação da área de ciências agrárias no país, devendo estar atentos também à responsabilidade de melhorar e ampliar a pós-graduação brasileira em agrárias, além de primar pela internacionalização dos programas.

Atualmente membro titular do Comitê de Assessoramento do Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPq), o professor Rafael Pio termina em 2014 seu mandato de quatro anos como coordenador do curso de Agronomia da UFLA. Atua também em dois programas de pós-graduação da Universidade como docente permanente (Fitotecnia e Botânica Aplicada).

Na Capes, é consultor desde 2010, período no qual teve a oportunidade de participar de duas avaliações trienais dos programas de pós-graduação na área de Ciências Agrárias I. Ele já foi professor da Universidade Federal do Paraná (UFPR) e da Unioeste, tendo atuado, ainda, como pesquisador científico do Instituto Agronômico de Campinas (IAC). Para o professor Rafael, o novo cargo é visto como mais um desafio profissional: “o sentimento é de responsabilidade, como profissional e como professor da UFLA, pois levar o nome da Universidade a representações desse nível requer muito trabalho e dedicação”.