Peti CSI: Crimes virtuais serão tema de colóquio no dia 30/9

palestra-crimes-virtuaisO advogado Négis Rodarte estará presente no Anfiteatro do Departamento de Ciência da Computação da Universidade Federal de Lavras (DCC/UFLA) no dia 30/9, às 17h50, para conduzir um colóquio sobre crimes virtuais. A inscrição para o evento é gratuita e deve ser feita na hora do evento, que tem como público-alvo toda a comunidade acadêmica. O advogado Négis Rodarte abordará questões e mecanismos jurídicos para que os usuários possam se prevenir caso sofram ataques virtuais.

O colóquio é organizado pelo Peti Computação e Sistemas (Peti CSI), por meio de seu programa “Conhecimento Debate e Interação (CDI)”. Haverá emissão de certificado.

Outras informações podem ser obtidas pelo celular (35) 9979-4097 (Diogo Rodarte) ou na página do Peti no Facebook.

Sobre o tema

Segundo um estudo divulgado pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE) em 16 de maio de 2013, com dados da Pesquisa Nacional por Amostra de Domicílios (PNAD), houve um crescimento de 143,8% no acesso à internet entre os anos de 2005 e 2011, enquanto o crescimento da população ficou em 9,7%.

Um relatório publicado pela RSA Anti-Fraud Command Center (AFCC) em 2013, órgão ligado ao EMC Corporation, apontou o Brasil como o quarto país com o maior número de ataques virtuais às corporações no mundo, o que representa 4% das fraudes eletrônicas.

O Marco Civil da Internet (PL 2.126/2011) foi sancionado em abril deste ano, especificando as diversas formas de atuação na rede, respeitando a liberdade de expressão e protegendo os dados pessoais de pessoas físicas e jurídicas.

Leonardo Assad, jornalista – bolsista Ascom; com informações de Mônica Faria, bolsista Ascom/DCC.