Dois cursos de pós-graduação a distância tiveram Aula Inaugural

aula-inaugural-cead-13.09.14A utilização de recursos tecnológicos na educação é uma tendência. Enxergando essa oportunidade, a UFLA lançou dois cursos de pós-graduação a distância, voltados para professores do Ensino Fundamental e Médio: “Uso educacional da Internet” e “Produção de material didático utilizando o Linux Educacional”. A Aula Inaugural de ambos foi realizada no dia 13/9, no Salão de Convenções da UFLA.

Os cursistas foram recebidos pelo reitor da Universidade, professor José Roberto Soares Scolforo. Ele falou sobre o oferecimento de cursos de graduação e pós-graduação a distância na UFLA: “Esta forma, de viabilizar cursos com a Universidade Aberta do Brasil, é inclusiva. Durante o Reuni, optamos por permanecer com um câmpus, mas dando acesso aos estudantes, por meio dos polos. Para o professor Scolforo, a proposta dos cursos inaugurados  estimulará o aprendizado da criança e do adolescente.

O coordenador do curso “Uso Educacional da Internet”, professor Joaquim Quinteiro Uchôa (DCC), concordou com o reitor: “Acreditamos que esse é um bom caminho para melhorar a educação no Brasil. Portanto, é importante a capacitação nesta área, já que as novas gerações são tão conectadas”.

A professora Ana Paula Piovesan Melchiori (DCC), coordenadora do curso “Produção de Material didático utilizando Linux educacional”, reforçou a iniciativa: “Atualmente, o estudante pode se mostrar apático na escola porque a realidade externa, extremamente dinâmica, é muito diferenciada daquela demonstrada em sala de aula. Portanto, o uso da tecnologia em prol da educação pode ser benéfico”.

Cada um dos cursos oferece 150 vagas. O curso “Uso educacional da internet” tem suas vagas distribuídas nos polos de Boa Esperança, Bom Despacho, Campo Belo, Lavras e Tiradentes. As vagas do curso “Produção de material didático utilizando o Linux Educacional” estão distribuídas nos polos de Formiga, Lagoa Santa, Lavras, Passos e Tiradentes.