Depois de 10 anos, descoberta na UFLA na área de Genética ainda rende parcerias internacionais

curso-microscopiaEm 2003, importantes periódicos internacionais, como Fungal Genetics Biology and Mycological Research, publicaram uma descoberta realizada na Universidade Federal de Lavras (UFLA): a descrição inédita de um modo de recombinação genética assexuada em fungos. O resultado foi comemorado pela equipe de pesquisadores do Programa de Pós-Graduação em Genética e Melhoramento de Plantas, e a professora Elaine Aparecida de Souza tem dado continuidade a essa pesquisa.

A tese de doutoramento de Gabriela Roca, sob a orientação da professora Lisete Chamma Davide, foi responsável pela primeira descrição. O tema ganhou espaço no contexto científico internacional e, ainda hoje, rende importantes parcerias em projetos de pesquisa, publicações com alto fator de impacto e muitas citações em artigos de todas as nacionalidades.

Professores Gabriela Roca, Educardo Alves e Elaine Souza
Professores Gabriela Roca, Educardo Alves e Elaine Souza: parcerias para fortalecer a pesquisa na Universidade

No período de 2 a 8 de setembro, Gabriela Roca, atualmente professora convidada na Universidade Braunschweig, na Alemanha, retornou à UFLA para ministrar o curso “Técnicas de microscopia e transformação em fungos”, para estudantes dos programas de pós-graduação em Genética e Melhoramento de Plantas, sob a organização da professora Elaine Souza, e Fitopatologia, com a organização do professor Eduardo Alves.

Para a professora Elaine Souza, a descoberta abriu novas possibilidades de parceria com instituições de renome internacional, além de ter continuidade com o desenvolvimento de dissertações e teses. A descoberta na UFLA teve tanta importância que gerou uma nova abordagem para transferência horizontal de material genético. “As publicações e citações ainda hoje contribuem para dar mais visibilidade e credibilidade às pesquisas realizadas na UFLA”.

Na avaliação do professor Eduardo Alves, essa linha de pesquisa será ainda mais reforçada com a chegada do microscópio laser confocal, adquirido recentemente pela UFLA para o Laboratório Multiusuário de Microscopia Eletrônica e Análise Ultraestrutural do Departamento de Fitopatologia (DFP). O professor também ressalta a importância da cooperação entre os programas de pós-graduação, ampliando as oportunidades de pesquisa em diferentes áreas do conhecimento.

Trajetória da ex-aluna

Gabriela Roca é venezuelana e veio para o Brasil para cursar a graduação em Agronomia na UFLA, depois, cursou o mestrado e doutorado em Genética e Melhoramento de Plantas, com um período de doutorado sanduíche na Universidade de Bath, na Inglaterra. Durante 11 anos, foi pesquisadora na University of Edinburgh, na Escócia. Durante sua trajetória profissional, seguiu a mesma linha de pesquisa desenvolvida na UFLA, com organismos diferentes.

Apaixonada pelo trabalho e pela UFLA, Gabriela Roca comenta que sempre valoriza a pesquisa brasileira e defende a descoberta realizada na UFLA entre pesquisadores da área. “Durante o curso, tento incentivar os estudantes, motivando-os a acreditar na força da pesquisa brasileira”, considerou.