Estudante de Ciência da Computação da UFLA ganha prêmio de melhor artigo

O professor Heitor Costa, o estudante premiado e organizadores do SMES

De 25 a 27 de agosto, os estudantes de Sistema de Informação e Ciência da Computação da UFLA, José Natanael Reis, Matheus Moreira de Carvalho, Vinícius Benitez Maretti, Vinícius Sales Pereira, Wallace Streitenberger Moreno e o ex-aluno Gustavo Andrade do Vale, integrantes do Grupo de Pesquisa em Engenharia de Software, apresentaram seus trabalhos no Simpósio Mineiro de Engenharia de Software (SMES), em Belo Horizonte. Os trabalhos apresentados foram orientados pelo professor Heitor Augustus Xavier Costa (DCC/UFLA).

Estudantes da UFLA participantes do Simpósio

O trabalho intitulado “Um Software Educacional para Manutenção de Software”, de autoria do formando em Ciência da Computação Matheus Moreira de Carvalho recebeu o prêmio de melhor artigo do SMES. O artigo apresenta o Maintenance Educational Software (MaintES), um software educacional computacional 3D para envolver o estudante em um ambiente interativo e estimulador, repleto de desafios relacionados à Manutenção de Software. O MaintES busca contribuir para melhor aprendizagem do conteúdo de Manutenção de Software.

Para o professor Heitor Costa, a participação dos estudantes nesse evento foi muito importante, pois tiveram contato com outros pesquisadores e com profissionais da indústria de software. Além da apresentação de seus trabalhos, eles tiveram a oportunidade de participar de minicursos promovidos pelas empresas.

Esse simpósio é um evento apoiado pela Secretaria Regional de Minas Gerais e tem como objetivos promover a área de Engenharia de Software à sociedade e incentivar a criação de grupos de interesse, com a participação de profissionais da academia e da indústria envolvidos com essa linha de formação e pesquisa.

Com informações de Mônica Faria – Bolsista ASCOM/DCC