Solenidade marcou 50 anos do Laboratório de Fertilidade do Solo (DCS) – veja fotos

50-anos-lab-fertilidade-dcsEm junho de 1964, o Laboratório de Fertilidade do Solo, do Departamento de Ciência do Solo (DCS), iniciou suas atividades. No dia 5/9, seus 50 anos foram lembrados em uma solenidade que reuniu docentes, técnicos e estudantes nas dependências do DCS. O fundador do Laboratório, professor Alfredo Scheid Lopes, foi homenageado com uma placa alusiva.

A inauguração do Laboratório, que passou a contar com novos equipamentos (alguns utilizados até hoje), permitiu o aumento no número de análises de amostras, segundo o professor Scheid. Se antes eram feitas de 10 a 15 análises diárias, a capacidade foi aumentada em cerca de dez vezes, aumentando também a segurança dos analistas. O fundador também destacou o pioneirismo da UFLA, pois o laboratório foi o 4º desta natureza a ser implantado no Brasil.

O prof. Alfredo Scheid Lopes, fundador do Laboratório, foi homenageado
O prof. Alfredo Scheid Lopes, fundador do Laboratório, foi homenageado

Para o subchefe do DCS, professor Geraldo César de Oliveira, o Laboratório é responsável por parte da história do Departamento e da UFLA: “Em 1964, a agricultura brasileira ‘engatinhava’. Com as pesquisas realizadas neste Laboratório, nossa agricultura avançou, o que explica a presença de pessoas ilustres aqui”, comentou.

Entre as personalidades, estava o ex-diretor da ESAL e ex-ministro da Agricultura, Alysson Paolinelli. Ele lembrou a visão dos fundadores da ESAL, que planejaram uma instituição referência na agricultura, para saudar os responsáveis pela implantação do Laboratório. A inspiração mútua entre os servidores também foi destacada por Paolinelli, ao cumprimentar o professor Scheid.

A reitora em exercício, professora Édila Vilela Resende Von Pinho, ressaltou que a atuação do Departamento sempre foi diferenciada – fato comprovado pelo seu programa de pós-graduação, que possui conceito máximo da Capes; e pela preocupação constante em inovar.

Análises de solo

O DCS realiza vários tipos de análise de solo, tanto para fins de fertilidade como para sua caracterização física e química. O serviço é prestado a toda comunidade acadêmica e também a produtores rurais interessados em adubar corretamente suas propriedades. Para mais informações, acesse o site do DCS, no menu “Análise de Solos”.

Com informações de Déborah Palácio – bolsista Ascom/DCS