Notícia publicada no Clique Ciência do Uol teve a colaboração de professor do DMV

Imagem utilizada na matéria: Uol Notícias, Clique Ciência.
Imagem utilizada na matéria: Uol Notícias, Clique Ciência.

Entre as últimas notícias de Ciência publicadas pelo portal Uol, está aquela que responde à questão “É possível gêmeos terem pais diferentes?” O professor do Departamento de Medicina Veterinária da Universidade Federal de Lavras (DMV/UFLA) Jerry Borges é especialista em embriologia e foi uma das fontes de consulta para a produção da matéria, publicada na terça-feira (5/8).

O texto é de Tatiana Pronin e confirma a possibilidade de superfecundação heteropaternal, termo pelo qual se identifica a ocorrência de gravidez de gêmeos com pais diferentes. Todas as variáveis necessárias para que esse fato se torne possível também são apresentadas na matéria. É o professor Jerry quem comenta essas variáveis, deixando claro que o fenômeno depende de uma conjugação de fatores que torna rara sua incidência.

Ele comenta também a superfetação, situação em que gêmeos poderiam ter semanas de diferença, em decorrência de fecundações de óvulos ocorridas em momentos distintos. Pela raridade da superfetação, ela ainda é questionada pelos especialistas. O texto termina com a proposição do professor de que os estudos com animais podem contribuir para a ampliação do conhecimento relativo ao processo reprodutivo, e a suas particularidades.

Leia o texto completo, publicado pelo Uol.