Aprendizado lúdico da genética: projeto inicia visitas de estudantes do ensino médio à UFLA

Extensão genéticaO Departamento de Biologia da Universidade Federal de Lavras (DBI/UFLA) inicia na segunda-feira (4/8) uma programação pela qual recebe a visita de estudantes de ensino médio de escolas públicas e privadas da cidade e da região. Até o final da segunda semana de agosto, está prevista a participação de doze escolas. Os estudantes participam de um roteiro que busca incentivar o aprendizado lúdico da Genética. A primeira a participar das atividades será a Escola Estadual Cristiano de Souza, que marcará presença na UFLA, com seus estudantes, no dia 4/8, às 7h30.

A iniciativa faz parte do projeto de extensão “Vamos aprender genética brincando?”, desenvolvido pelo Programa de Pós-Graduação em Genética e Melhoramento de Plantas, em parceria com o Núcleo de Estudos em Genética e Melhoramento de Plantas (GEN). De maio a julho, a equipe do projeto foi às escolas ministrar palestras sobre Genética, alcançando quase 700 estudantes. Depois dessa fase, haverá visitas agendadas à UFLA.

Nessa segunda etapa, os estudantes passam por estações de demonstração prática, montadas para que eles observem temas como citologia, genética e biologia. Eles têm a oportunidade de utilizar microscópios e observar cruzamentos de plantas, além de terem contato com a rotina de uma universidade, o que torna propício o desejo de passarem a fazer parte dela. No final da visita, divididos em grupos, participam de uma gincana, com provas de perguntas e respostas que ajudam na assimilação das informações recebidas.

O objetivo dos organizadores do projeto é despertar nos estudantes de ensino médio o gosto pelo estudo da genética, especialmente na área agrária. Dessa forma, alguns deles podem, até mesmo, escolher a área para sua futura atuação profissional. “São esses estudantes que podem se tornar os geneticistas do futuro”, diz o professor do DBI Magno Antonio Patto Ramalho, que é um dos coordenadores do projeto.

Um pouco mais sobre a iniciativa

Em curso há três anos, o projeto “Vamos aprender Genética brincando?” alcançou, na última edição (2013), 12 escolas, com um total de quase dois mil alunos participantes. Um pós-teste aplicado ao final das atividades mostrou que 83% dos estudantes acertaram mais de 60% das perguntas feitas a eles, o que indica boa assimilação do conteúdo.

Em 2014, o tema que norteou as palestras nas escolas foram “as consequências da pesquisa  do pai da genética – Mendel, 150 anos após”.

Fotos e outras informações sobre a iniciativa podem ser encontradas no link http://www.ufla.br/ascom/2014/03/19/ufla-na-comunidade-projeto-de-extensao-incentiva-o-aprendizado-ludico-da-genetica-no-ensino-medio/.

Programação de visitas

Veja aqui as datas e horários de visitas já definidas.