CNPq recebe inscrições de estudantes, professores e pesquisadores no prêmio Fotografia-Ciência & Arte

premio-fotografia-cnpqEstudantes de graduação e pós-graduação, assim como professores e pesquisadores brasileiros, podem participar da quarta edição do prêmio “Fotografia – Ciência & Arte” promovido pelo Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPq). Podem ser inscritas fotografias em duas categorias: as produzidas por câmeras fotográficas e aquelas feitas por meio de instrumentos especiais, como microscópios, telescópios, entre outros.

As imagens devem ter como motivação a temática Ciência, Tecnologia e Inovação. É também necessário que estejam associadas à atividade científica e tecnológica, tendo sido produzidas para fundamentar o trabalho de pesquisa ao qual o candidato esteve ou está vinculado. O objetivo do CNPq, com a iniciativa, é promover a popularização e a divulgação científica e tecnológica, incentivando a produção de fotografias no ambiente de pesquisa no Brasil. É também um meio de ampliação do banco de imagens do Conselho.

De acordo com o regulamento, estrangeiros que tenham visto permanente no Brasil também podem participar com suas produções. Haverá premiação em dinheiro para os três primeiros lugares de cada uma das duas categorias (R$ 8 mil, R$ 5 mil e R$ 2 mil para 1º, 2º e 3º lugar, respectivamente). Cada candidato pode se inscrever em apenas uma categoria.

O julgamento das fotografias inscritas terá como critérios o impacto visual, a inovação, a relevância da imagem para a pesquisa, a contribuição para a popularização e divulgação científica e tecnológica, bem como a qualidade estética. Os resultados devem ser divulgados até 28/11, com entrega do prêmio prevista para julho de 2015, durante cerimônia na 67ª Reunião Anual da Sociedade Brasileira para o Progresso da Ciência (SBPC).

Os vencedores cedem seus direitos autorais sobre as imagens para uso pleno do CNPq, que também poderá mencionar, sempre que necessário, a autoria da obra. Consulte o regulamento completo e outras informações no site www.premiofotografia.cnpq.br.