Concluintes de capacitação na cultura de algodão recebem certificados

Os trinta concluintes do curso, com professores e membros da Direção Executiva, no Salão dos ConselhosIniciativa que ocorreu na UFLA desde 31 de março, o curso de Capacitação e Transferência de Tecnologia na Cultura do Algodão para profissionais africanos foi encerrado na tarde de 23/7. Os 30 concluintes, profissionais de Angola, Cabo Verde, Moçambique e São Tomé e Príncipe, receberam os certificados do reitor da UFLA, professor José Roberto Soares Scolforo. Também participaram da solenidade o pró-reitor Adjunto de Pós-Graduação, professor Tadayuki Yanagi Junior; a professora Maria Cristina Angélico Mendonça, representando a Diretoria de Relações Internacionais (DRI); o diretor executivo da Fundecc, professor Rilke Tadeu Fonseca de Freitas; e o coordenador técnico do curso, professor Antônio Carlos Fraga (DAG).

O professor Fraga declarou ser um orgulho tê-los como alunos e, a partir da conclusão do curso, como embaixadores da UFLA. O coordenador também ressaltou como ponto positivo o interesse demonstrado pelas agências parceiras em oferecer novos cursos de capacitação, juntamente com a UFLA.

O reitor Scolforo afirmou esperar que os ensinamentos ministrados na Universidade sejam de grande valia e que espera rever os concluintes em breve, em especializações na UFLA. Após a entrega dos certificados, os cursistas homenagearam o reitor e o professor Antônio Fraga.

No curso, foram realizadas 320 horas de aulas e 40 de seminários técnicos. Todas as etapas da produção do algodão foram abordadas. A capacitação foi oferecida pela UFLA, em parceria com o Ministério das Relações Exteriores (MRE), Instituto Brasileiro do Algodão (IBA) e a Fundação de Desenvolvimento Científico e Cultural da UFLA (Fundecc).

O objetivo do curso foi o de impulsionar a geração de empregos e aumento de renda na cultura e indústria de algodão, produto de grande peso econômico nos países de origem dos participantes. Dos 30 participantes, cinco são de Angola; três de Cabo Verde; três de São Tomé e Príncipe; e 19 de Moçambique.

A viagem de volta dos profissionais africanos começa nesta quinta-feira. Eles irão para São Paulo, de onde partirão para seus países. Na bagagem, os profissionais levarão o aprendizado e a responsabilidade de compartilhá-lo em seus países: “O curso foi uma boa iniciativa, porque pude saber mais sobre a cultura e o valor comercial do algodão. Além disso, aprendi sobre a cultura dos países dos colegas, mas especialmente sobre a brasileira: é um povo feliz, muito semelhante ao povo africano. Assim que voltar, aplicaremos e compartilharemos o aprendizado”, declarou Loysik Schnneyder, que veio de São Tomé e Príncipe.