Colóquio de Matemática de hoje aborda cálculo da distância esférica entre dois pontos

Imagem de uma lousa branca com várias equações escritasA professora Maria do Carmo Pacheco de Toledo Costa, do Departamento de Ciências Exatas da UFLA (DEX), é a palestrante do Colóquio de Matemática que ocorre hoje (15), no Anfiteatro do DEX, às 17h50. Ela apresentará a palestra “Cálculo da distância esférica entre dois pontos”.

A trigonometria esférica estuda as propriedades geométricas dos triângulos que se formam sobre a superfície de uma esfera. Teve seu desenvolvimento a partir de necessidades práticas, principalmente ligadas à astronomia, agrimensura e navegação. O estudo da trigonometria esférica é importante, por exemplo, na navegação oceânica e aérea, na mecânica de satélites artificiais e na transmissão de rádio de grande alcance.

Nessa palestra, será apresentada a forma de calcular a distância esférica entre dois pontos, que corresponde à menor distância medida sobre um arco de circunferência que une estes pontos. Um exemplo básico é a distância entre duas cidades quaisquer, como Lavras e Belo Horizonte.