Ballet Incorpore apresentou-se na mostra “Volta ao Mundo” – veja fotos

image018Ensaiando há menos de seis meses, membros da comunidade acadêmica da Universidade Federal de Lavras (UFLA) que participam do projeto “Ballet Incorpore – inclusão social e qualidade de vida” apresentaram-se na mostra de dança “Volta ao Mundo”, que ocorreu no auditório Lane Morton (Instituto Presbiteriano Gammon) na sexta-feira (11/7). Além do grupo “Incorpore”, o espetáculo envolveu alunos do grupo “Bibiano Ballet”, constituído por crianças e adolescentes da cidade.

Em cerca de uma hora e meia de apresentações, cada uma das nove coreografias que foi ao palco fez remissão à cultura de um país diferente. No momento em que a Copa do Mundo caminhava para seu encerramento, Japão, Argentina, Espanha, Irlanda, Inglaterra, Áustria, Alemanha, Escócia, País de Gales, Estados Unidos, Brasil e nações africanas foram lembrados no evento por meio da dança.

A professora do Departamento de Administração e Economia (DAE) Maria Cristina Angélico Mendonça, que coordena o projeto “Ballet Incorpore”, conta que essa foi a primeira mostra com participação do grupo. “Começamos o projeto em fevereiro e esperamos que, com o tempo, ele se amplie: é possível que, no futuro, possamos oferecer aulas à comunidade externa à UFLA.”, comentou. Atualmente, o projeto é aberto aos membros da comunidade acadêmica e trabalha com ballet clássico, jazz e sapateado.

A estudante de Agronomia Larissa Angelidis faz parte do “Ballet Incorpore”. Ela já havia estudado balé no passado e comemora a oportunidade de voltar à dança. “É uma das coisas que faltavam na UFLA: uma boa opção para quem gosta de cultura”, avalia.

Hoje, o projeto tem cerca de 40 participantes, com ensaios semanais realizados na Unidade Experimental em Painéis de Madeira (Uepam). As aulas são conduzidas pela aluna de mestrado do Departamento de Agricultura (DAG) Camila Bibiano, pela aluna de graduação do curso de Engenharia de Alimentos Taísa Malandrucco e pelo aluno de graduação/bacharelado em Biologia Lucas Freitas. Alunos e servidores da UFLA que se interessem em participar podem procurar pela equipe no local dos ensaios, de segunda a quinta-feira, das 17h30 às 19h.